Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8057
Tipo do documento: Dissertação
Título: O leitor de poesia no 9º ano do ensino fundamental : formação e transição
Autor: NUNES, Ginete Cavalcante 
Primeiro orientador: CARVALHO, Nilson Pereira de
Primeiro membro da banca: CARVALHO, Nilson Pereira de
Segundo membro da banca: CORTEZ, Marcia Felix da Silva
Terceiro membro da banca: FERNANDES, Carlos Eduardo Albuquerque
Resumo: Este trabalho pretende investigar e refletir sobre as práticas de leitura literária no Ensino fundamental, especificamente no 9º ano, no que tange à leitura de poesia. Pretende-se, assim, apresentar algumas considerações iniciais a respeito do letramento literário no Ensino Fundamental na perspectiva de formação do leitor em transição para o Ensino Médio. Para isso, faz-se necessária uma reflexão acerca da importância do ensino de leitura de poesia em sala de aula, compreendendo sua contribuição significante para a formação do leitor, bem como a significância da sistematização desse gênero no Ensino Fundamental. Nesse contexto, percebe-se que, na maioria das vezes, há uma tendência de o poema ser apresentado na escola como mero pretexto para análise gramatical ou questionamentos sobre o aspecto formal. Desta maneira, para discorrer sobre o tema, utilizou-se como base teórica: os trabalhos de Colomer (2007), Todorov (2009) e Zilberman (1988 e 2003), que discutem sobre a contribuição da literatura e a prática pedagógica; Cosson (2006; 2014) e Paulino (2007), sobre letramento literário; Pinheiro (2002), Sorrenti (2009), Gebara (2007 e 2012), Paz (1982), a fim de (re) conhecer a estrutura e características do gênero poético, bem como o tratamento do ensino de poesia no ensino fundamental. Nesse sentido, e buscando promover a formação do leitor literário em transição, preparamos e apresentamos uma proposta didática como possibilidade para o trabalho com leitura de poesias no 9º ano do Ensino Fundamental. De forma geral, buscam-se percepções sobre questões do ensino do poema e práticas docentes, na transição do Ensino Fundamental para o Médio. O interesse em investigar o referido assunto se justifica pela tentativa de contribuir com os debates a respeito do uso de textos literários e dos livros didáticos de Língua Portuguesa no ensino de literatura e na promoção do letramento literário.
Abstract: This work intends to investigate and reflect on the literary reading practices in elementary education, specifically in the 9th grade, with respect to the poetry reading. The aim is thus to present some initial considerations about literary literacy in elementary school in the player's training prospective transition to high school. For this, a reflection about the importance of reading poetry teaching in the classroom is necessary, comprising a significant contribution to the formation of the player as well as the significance of the systematization of this kind in elementary school, in anticipation of the formation of student for the reading of literary texts. In this context, it is clear that, in most cases, there is a tendency of the poem to be presented at the school as an excuse for mere grammatical analysis or questions about the formal aspect. Thus, to talk about the subject, it was used as a theoretical basis: the work of Colomer (2007), Todorov (2009) and Zilberman (1988 and 2003), to discuss the contribution of literature and teaching practice; Cosson (2006; 2014) and Pauline (2007) on literary literacy; Pinheiro (2002), Sorrenti (2009), Gebara (2007 and 2012), Peace (1982) in order to (re) learn the structure and characteristics of the poetic genre, as well as the treatment of poetry teaching in elementary school. n this sense, and seeking to promote the formation of the literary reader in transition, prepare and present a Didactic Proposal as a possibility to work with poetry reading in 9th grade of elementary school. In general, seek to perceptions about the poem teaching issues and literature in teaching practices in working with the literary text, the transition from elementary school to the East. The interest in investigating the said issue is also justified by the attempt to contribute to the debate about the use of literary texts and textbooks of Portuguese Language in the teaching of literature and the promotion of literary literacy.
Palavras-chave: Leitura
Poesia
Ensino fundamental
Letramento literário
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Unidade Acadêmica de Garanhuns
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras (PROFLETRAS)
Citação: NUNES, Ginete Cavalcante. O leitor de poesia no 9º ano do ensino fundamental : formação e transição. 2016. 108 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8057
Data de defesa: 29-Dez-2016
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ginete Cavalcante Nunes.pdfDocumento principal1,44 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.