Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8049
Tipo do documento: Dissertação
Título: A exposição oral na apresentação do trabalho de conclusão do fundamental (TCF) : o slide como apoio à oralidade
Autor: GALINDO, Cínthia Henrique 
Primeiro orientador: OLIVEIRA, Robson Santos de
Primeiro membro da banca: OLIVEIRA, Robson Santos de
Segundo membro da banca: GOMES, Juliene da Silva Barros
Terceiro membro da banca: LIMA, Gustavo Henrique da Silva
Resumo: A dissertação apresenta o resultado de uma pesquisa que teve como principal objetivo oferecer subsídios teórico-metodológicos que auxiliem no desenvolvimento da exposição oral do aluno na apresentação do Trabalho de Conclusão do Fundamental (TCF), tendo o slide como apoio à oralidade. O TCF é um trabalho em grupo baseado na investigação científica para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental da rede estadual de ensino de Pernambuco. A pesquisa se fundamenta na concepção de língua como prática social e no estudo dos gêneros textuais ancorado na perspectiva interacionista e sociodiscursiva, com destaque para as abordagens de Marcuschi (2007 e 2008); Antunes (2003); Schneuwly, Dolz e cols. (2004); com influências de Bakhtin e Vygotsky. Assim, entendemos a oralidade nesta pesquisa como uma prática interativa no contexto de práticas sociais, que deve ser abordada como objeto de ensino em sala de aula de maneira sistemática dentro de um processo de didatização. O estudo também enfatiza a importância do uso de ferramentas tecnológicas na escola, destacando o slide como ferramenta que apoia a exposição oral, baseando-se principalmente em SherryTurkle (2003), Polito (2016) e Xavier (2010). A metodologia de trabalho foi baseada na pesquisa-ação (THIOLLENT, 2005) e foi usado videografia (MEIRA, 1994) para coleta das apresentações dos TCF, considerando uma forma mais eficaz de registro da oralidade. Iniciamos com aplicação de questionários de sondagem e a videografia do seminário inicial do TCF, em seguida, foram produzidas e aplicadas oficinas com o gênero exposição oral e de elaboração de slides, depois, foram produzidas e aplicadas fichas de avaliação do TCF no mesmo dia da videografia do seminário final. Com isso, fizemos uma análise comparativa dos dados coletados e concluímos que o gênero exposição oral e o uso do slide é bastante solicitado em sala de aula, mas é pouco ensinado. Identificamos que o trabalho sistemático realizado em sala de aula contribuiu para a aprendizagem do gênero exposição oral com apoio de slide. Por fim, construímos uma proposição didática com os instrumentos (Oficina de exposição oral, Oficina de elaboração de slide e Fichas de avaliação), que possa vir a colaborar com o ensino do gênero exposição oral em sala de aula com apoio de slide.
Abstract: The dissertation presents the result of a research that had as main objective to offer theoretical and methodological subsidies that aid in the development of the oral presentation of the student in the presentation of the Conclusion of Fundamental Work (Trabalho de Conclusão do Fundamental – TCF), with the slide as a support for orality. The TCF is a group work based on scientific research for students of the final years of Elementary School of the state education network of Pernambuco. The research is based on the conception of language as social practice and on the study of textual genres anchored in the interactionist and sociodiscursive perspective, with emphasis on the Marcuschi (2007 and 2008) approaches; Antunes (2003); Schneuwly, Dolz et al. (2004); with influences of Bakhtin and Vygotsky. Thus, we understand orality in this research as an interactive practice in the context of social practices, which must be approached as an object of teaching in the classroom in a systematic way within a process of didatization. The study also emphasizes the importance of the use of technological tools in school, highlighting the slide as a tool that supports oral exposition, based mainly on SherryTurkle (2003), Polito (2016) and Xavier (2010). The work methodology was based on action research (THIOLLENT, 2005) and videography (MEIRA, 1994) was used to collect TCF presentations, considering a more effective way of recording orality. We began with the application of survey questionnaires and the videography of the initial seminar of the TCF, and then workshops were produced and applied with the oral and slide presentation genre, after which TCF evaluation sheets were produced and applied on the same day of the videography of the final seminar. With this, we made a comparative analysis of the data collected and concluded that the oral presentation and the use of the slide is highly requested in the classroom, but it is little taught. We identified that the systematic work done in the classroom contributed to the learning of the oral presentation genre with slide support. Finally, we constructed a didactic proposition with the instruments (Workshop of oral exposition, Workshop of elaboration of slide and Evaluation sheets), that can come to collaborate with the teaching of the oral exhibition genre in classroom with support of slide.
Palavras-chave: Oralidade
Ensino fundamental
Tecnologia na educação
Slide
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Unidade Acadêmica de Garanhuns
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras (PROFLETRAS)
Citação: GALINDO, Cínthia Henrique. A exposição oral na apresentação do trabalho de conclusão do fundamental (TCF) : o slide como apoio à oralidade. 2018. 152 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8049
Data de defesa: 26-Jul-2018
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cinthia Henrique Galindo.pdfDocumento principal4,97 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.