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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMEDEIROS, Paula Wanessk Guimarães-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6812359585197766por
dc.contributor.advisor1LARRÉ, Julia Maria Raposo Gonçalves de Melo-
dc.contributor.referee1LARRÉ, Julia Maria Raposo Gonçalves de Melo-
dc.contributor.referee2PAES, Iêdo de Oliveira-
dc.contributor.referee3VILA NOVA, Julio César Fernandes-
dc.date.accessioned2019-05-23T13:24:59Z-
dc.date.issued2018-08-31-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Paula Wanessk Guimarães. O debate regrado no desenvolvimento da argumentação escolar na modalidade oral da língua portuguesa. 2018. 181 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8046-
dc.description.resumoO objetivo da pesquisa foi analisar através do gênero textual/discursivo debate regrado o desenvolvimento argumentativo escolar (LIBERALI, 2013) na modalidade oral da Língua Portuguesa, numa turma de 9º ano do Ensino Fundamental II de uma escola municipal de Educação Básica situada na mesorregião do Agreste do Estado de Pernambuco. Esse trabalho de intervenção traz uma reflexão sobre as novas concepções de língua e de linguagem e sobre os gêneros textuais/discursivos como instrumentos fundamentais para o ensino-aprendizagem de uma língua a serviço das interações sociais (BAKHTIN, 1997), dos gêneros como instrumentos de aprendizagem (MARCUSCHI, 2005, 2008, 2010), nas práticas de ensino de Língua Portuguesa (BRASIL, 1998), nas relações sócio-histórico-culturais (VYGOTSKY, 1991) e na argumentação escolar num movimento crítico colaborativo (LIBERALI, 2013). Os dados para análise foram constituídos pelas transcrições obtidas através da primeira e da última produção do gênero debate e do questionário avaliativo aplicado ao final da atividade. A análise do corpus selecionado está centrada nos aspectos enunciativos, discursivos e linguísticos da argumentação escolar (LIBERALI, 2013) observados através das falas transcritas dos estudantes. Os resultados obtidos esclarecem o êxito da atividade, permitindo perceber por meio das duas produções realizadas a presença da argumentação escolar numa relação de crescimento da criticidade e a reflexão dos estudantes em relação à temática desenvolvida.por
dc.description.abstractThe objective of the research was to analyze through the textual/discursive genre debate the argumentative development (LIBERALI, 2013) in the oral mode of the Portuguese language, in a class of 9th year of a municipal School of Basic Education located in the mesoregion of Agreste in the State of Pernambuco. This work of intervention brings a reflection on the new conceptions of language and, on the textual/discursive genres as fundamental instruments for the teaching-learning of a language in the service of social interactions (BAKHTIN, 1997); of the genres as learning instruments (MARCUSCHI, 2005, 2008, 2010); in the Portuguese language teaching Practices (BRAZIL, 1998); in the socio-historical and cultural relations (VYGOTSKY, 1991) and in the school argument in a critical and collaborative movement (Liberal, 2013). The data for analysis were made by the transcripts obtained through the first and last production of the debate and the questionnaire applied at the end of the activity. The analysis of the selected corpus is centered on the enunciative, discursive and linguistic aspects of the school argument (LIBERALI, 2013) observed through the transcribed speeches of the students. The results clarify the success of the activity, allowing to perceive through the two productions carried out the presence of the school argument in an improvement of critical thinking and the reflection of the students in relation to the thematic developed.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2019-05-23T13:24:59Z No. of bitstreams: 1 Paula Wanessk Guimarães Medeiros.pdf: 1629609 bytes, checksum: 8b2699dac21705b40b97da70e688f2ea (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-23T13:24:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Paula Wanessk Guimarães Medeiros.pdf: 1629609 bytes, checksum: 8b2699dac21705b40b97da70e688f2ea (MD5) Previous issue date: 2018-08-31eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentUnidade Acadêmica de Garanhunspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras (PROFLETRAS)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLíngua portuguesapor
dc.subjectEnsino-aprendizagempor
dc.subjectArgumentação escolarpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleO debate regrado no desenvolvimento da argumentação escolar na modalidade oral da língua portuguesapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

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