Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8045
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLIMA, Maria Aparecida Ramos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5698774133367487por
dc.contributor.advisor1SILVA, Dennys Dikson Marcelino da-
dc.contributor.referee1SILVA, Dennys Dikson Marcelino da-
dc.contributor.referee2GOMES, Juliene da Silva Barros-
dc.contributor.referee3PONTES, Juliana Galindo de Oliveira-
dc.date.accessioned2019-05-23T12:51:52Z-
dc.date.issued2018-08-29-
dc.identifier.citationLIMA, Maria Aparecida Ramos. Da psicogênese à linguística : uma análise em aquisição de linguagem escrita. 2018. 131 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8045-
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo analisar produções de escrita inicial de crianças em processos de alfabetização, num primeiro plano, sob à luz da Psicogênese e, num segundo, da Aquisição da Linguagem Interacionista. Não se tratam de análises para comparar uma teoria a outra, mas com o intuito de compreender o processo de construção de um mesmo texto sob a ótica de duas noções que possuem lugares antagônicos de compreensão, revelando proximidades e distanciamentos presentes nas escrituras. Foi aplicado um projeto didático em uma escola pública municipal, tendo participado da ação 22 alunos que se encontram em processo inaugural de alfabetização, sendo que focamos a parte analítica em quatro textos. O estudo carrega um foco de abordagem qualitativa, crítica e reflexiva, buscando na literatura interpretações que possam ajudar a refletir as questões levantadas na problemática do tema em foco. Para isso, trouxemos sobre o processo de Aquisição da Linguagem, de um lado, pesquisas filiadas à Psicogênese da língua escrita, com Ferreiro e Teberosky (1999) e Morais (2012), e, de outro, na Linguística, o Interacionismo Dialógico ressignificado pela Psicanálise, através de De Lemos (1992, 1995, 2000, 2006), e de outros estudos do tema como os de Lacan (1957,1983, 1985, 1986, 1988, 1998), Saussure (1975), Benveniste (1958,1966, 1991, 1995, 2005, Borges (2006, 2010), dentre outros. Observamos que essa bifurcação teórica apresenta distanciamentos de conceitos sobre a aquisição escrita e oral da linguagem. Enquanto aquela compreende a escrita numa visão representacionista, esta se revela na escrita (e na fala) enquanto relação de sujeito, língua e o outro, atravessada por um funcionamento que escapa ao domínio daquele que fala/escreve. Os dados revelam que a Psicogênese concentra-se na construção de uma escrita que avança na alfabetização perpassando por fases de desenvolvimento e domínio da criança sobre a escrita, deixando de fora a questão do indivíduo que traz uma escrita formatada a partir de uma cadeia de significantes, sempre enquanto efeito de funcionamento da linguagem, conforme defende o Interacionismo. Observamos que a adesão e o comprometimento com a ordem própria da língua é de importância vital para a reflexão aqui proposta. O funcionamento da escrita no processo linguístico se insere em uma relação que envolve a criança, o outro e o Outro que se constituem mutuamente.por
dc.description.abstractThe present work had as objective to analyze productions of initial writing of children in literacy processes, in a first plane, under the light of the Psicogenesis and, in a second, of the Acquisition of Interactionist Language. They are not analyzes to compare one theory to another, but in order to understand the process of construction of the same text from the perspective of two notions that have antagonistic places of understanding, revealing the proximity and distances present in the scriptures. A didactic project was applied in a municipal public school, and 22 students who were in the inaugural process of literacy participated in the action, focusing on the analytical part in four texts. The study carries a qualitative, critical and reflective approach, searching interpretations in the literature that may help to reflect the issues raised in the problematic of the theme in focus. For this, we have brought about the acquisition of language, on the one hand, research affiliated to the Psychogenesis of written language, with Ferreiro and Teberosky (1999) and Morais (2012), and, on the other hand, in Linguistics, Dialogic Interactionism re-signified by (1957, 1983, 1985, 1986, 1988, 1998), Saussure (1975), Benveniste (1958, 1966) , As well as the use of the written language in the written language, as well as in the writing of a representationist vision, which reveals itself in writing (Borges, 2006, and speech) as a relation of subject, language and the other, crossed by a functioning that escapes the domain of the speaker / writes. The data reveal that the Psychogenesis focuses on the construction of a writing that advances in literacy going through phases of development and domination of the child over writing, leaving out the question of the individual who brings a writing formatted from a chain of signifiers, always as an effect of language functioning, as advocated by Interactionism. We observe that adherence and commitment to the proper order of language is of vital importance for the reflection proposed here. The functioning of writing in the linguistic process is part of a relationship involving the child, the other and the Other that constitute each other.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2019-05-23T12:51:52Z No. of bitstreams: 1 Maria Aparecida Ramos Lima.pdf: 7473642 bytes, checksum: 68f1ff61d6a20f5f517a70d79bb12fc2 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-23T12:51:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maria Aparecida Ramos Lima.pdf: 7473642 bytes, checksum: 68f1ff61d6a20f5f517a70d79bb12fc2 (MD5) Previous issue date: 2018-08-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentUnidade Acadêmica de Garanhunspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras (PROFLETRAS)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPsicogênesepor
dc.subjectLinguísticapor
dc.subjectLinguagem escritapor
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleDa psicogênese à linguística : uma análise em aquisição de linguagem escritapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Aparecida Ramos Lima.pdfDocumento principal7,3 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.