Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8045
Tipo do documento: Dissertação
Título: Da psicogênese à linguística : uma análise em aquisição de linguagem escrita
Autor: LIMA, Maria Aparecida Ramos 
Primeiro orientador: SILVA, Dennys Dikson Marcelino da
Primeiro membro da banca: SILVA, Dennys Dikson Marcelino da
Segundo membro da banca: GOMES, Juliene da Silva Barros
Terceiro membro da banca: PONTES, Juliana Galindo de Oliveira
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar produções de escrita inicial de crianças em processos de alfabetização, num primeiro plano, sob à luz da Psicogênese e, num segundo, da Aquisição da Linguagem Interacionista. Não se tratam de análises para comparar uma teoria a outra, mas com o intuito de compreender o processo de construção de um mesmo texto sob a ótica de duas noções que possuem lugares antagônicos de compreensão, revelando proximidades e distanciamentos presentes nas escrituras. Foi aplicado um projeto didático em uma escola pública municipal, tendo participado da ação 22 alunos que se encontram em processo inaugural de alfabetização, sendo que focamos a parte analítica em quatro textos. O estudo carrega um foco de abordagem qualitativa, crítica e reflexiva, buscando na literatura interpretações que possam ajudar a refletir as questões levantadas na problemática do tema em foco. Para isso, trouxemos sobre o processo de Aquisição da Linguagem, de um lado, pesquisas filiadas à Psicogênese da língua escrita, com Ferreiro e Teberosky (1999) e Morais (2012), e, de outro, na Linguística, o Interacionismo Dialógico ressignificado pela Psicanálise, através de De Lemos (1992, 1995, 2000, 2006), e de outros estudos do tema como os de Lacan (1957,1983, 1985, 1986, 1988, 1998), Saussure (1975), Benveniste (1958,1966, 1991, 1995, 2005, Borges (2006, 2010), dentre outros. Observamos que essa bifurcação teórica apresenta distanciamentos de conceitos sobre a aquisição escrita e oral da linguagem. Enquanto aquela compreende a escrita numa visão representacionista, esta se revela na escrita (e na fala) enquanto relação de sujeito, língua e o outro, atravessada por um funcionamento que escapa ao domínio daquele que fala/escreve. Os dados revelam que a Psicogênese concentra-se na construção de uma escrita que avança na alfabetização perpassando por fases de desenvolvimento e domínio da criança sobre a escrita, deixando de fora a questão do indivíduo que traz uma escrita formatada a partir de uma cadeia de significantes, sempre enquanto efeito de funcionamento da linguagem, conforme defende o Interacionismo. Observamos que a adesão e o comprometimento com a ordem própria da língua é de importância vital para a reflexão aqui proposta. O funcionamento da escrita no processo linguístico se insere em uma relação que envolve a criança, o outro e o Outro que se constituem mutuamente.
Abstract: The present work had as objective to analyze productions of initial writing of children in literacy processes, in a first plane, under the light of the Psicogenesis and, in a second, of the Acquisition of Interactionist Language. They are not analyzes to compare one theory to another, but in order to understand the process of construction of the same text from the perspective of two notions that have antagonistic places of understanding, revealing the proximity and distances present in the scriptures. A didactic project was applied in a municipal public school, and 22 students who were in the inaugural process of literacy participated in the action, focusing on the analytical part in four texts. The study carries a qualitative, critical and reflective approach, searching interpretations in the literature that may help to reflect the issues raised in the problematic of the theme in focus. For this, we have brought about the acquisition of language, on the one hand, research affiliated to the Psychogenesis of written language, with Ferreiro and Teberosky (1999) and Morais (2012), and, on the other hand, in Linguistics, Dialogic Interactionism re-signified by (1957, 1983, 1985, 1986, 1988, 1998), Saussure (1975), Benveniste (1958, 1966) , As well as the use of the written language in the written language, as well as in the writing of a representationist vision, which reveals itself in writing (Borges, 2006, and speech) as a relation of subject, language and the other, crossed by a functioning that escapes the domain of the speaker / writes. The data reveal that the Psychogenesis focuses on the construction of a writing that advances in literacy going through phases of development and domination of the child over writing, leaving out the question of the individual who brings a writing formatted from a chain of signifiers, always as an effect of language functioning, as advocated by Interactionism. We observe that adherence and commitment to the proper order of language is of vital importance for the reflection proposed here. The functioning of writing in the linguistic process is part of a relationship involving the child, the other and the Other that constitute each other.
Palavras-chave: Psicogênese
Linguística
Linguagem escrita
Alfabetização
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Unidade Acadêmica de Garanhuns
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras (PROFLETRAS)
Citação: LIMA, Maria Aparecida Ramos. Da psicogênese à linguística : uma análise em aquisição de linguagem escrita. 2018. 131 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8045
Data de defesa: 29-Ago-2018
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Aparecida Ramos Lima.pdfDocumento principal7,3 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.