Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8039
Tipo do documento: Dissertação
Título: Erros ortográficos na produção escrita de alunos do ensino fundamental II em uma escola da rede municipal em Venturosa - PE
Autor: GALINDO, Dinayran Henrique
Primeiro orientador: LIMA, Rafael Bezerra de
Primeiro membro da banca: LIMA, Rafael Bezerra de
Segundo membro da banca: SEDRINS, Adeilson Pinheiro
Terceiro membro da banca: MORAIS, João Batista Martins de
Resumo: Esta dissertação apresenta o resultado de uma pesquisa que foi realizada com o objetivo de analisar os erros ortográficos em textos produzidos por alunos de uma turma dos anos iniciais do ensino fundamental II em uma escola pública da rede municipal em Venturosa - PE. Por seu caráter investigativo. Iniciamos no ano de 2017 em uma turma de 6º ano, com seu término no ano de 2018, quando já cursavam o 7º ano. Os primeiros dados foram coletados nas produções espontâneas dos alunos. Os erros das duas primeiras produções foram analisados e com eles foram elaborados quadros com categorias de erros ortográficos baseados nos estudos de Cagliari (2009). Os erros mais comuns foram os da transcrição fonética: nasalização das vogais, juntura intervocabular, entre outros, que fazem parte das dificuldades ortográficas reais dos alunos: troca de letras, hipercorreção, uso indevido de letras, forma morfológica diferente. Com a análise do quadro dos erros encontrados, selecionamos uma das dificuldades que faz parte da transcrição fonética, a nasalização, para ser trabalhada em atividades que foram selecionadas com o intuito de estudar com os alunos os erros ortográficos mais comum entre eles, após a realização das atividades os alunos escreveram uma terceira produção, a qual analisamos e elaboramos um gráfico comparativo entre os erros encontrados nas três produções, no qual podemos verificar a evolução dos alunos em todo processo investigativo.
Abstract: This dissertation presents the results of a research that was carried out to analyze the orthographic errors in texts produced by students of a class from the initial years of elementary school II in a public school of the municipal network in Venturosa - PE. For its investigative character. We started in 2017 in a 6th grade class, with its end in 2018, when they were already in 7th grade. The first data were collected in the students' spontaneous productions. The errors of the first two productions were analyzed and they were elaborated tables with categories of orthographic errors based on the studies of Cagliari (2009). The most common errors were phonetic transcription: vowel nasalization, intervocabulary junction, among others, which are part of the students' real orthographic difficulties: letter exchange, hypercorrection, misuse of letters, different morphological form. With the analysis of the framework of the errors found, we selected one of the difficulties that is part of the phonetic transcription, nasalization, to be worked on activities that were selected with the intention of studying with the students the most common orthographic errors among them, after the realization of the activities the students wrote a third production, which we analyzed and elaborated a comparative graph between the errors found in the three productions, in which we can verify the evolution of the students in every investigation process.
Palavras-chave: Ortografia
Erro ortográfico
Ensino fundamental
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Unidade Acadêmica de Garanhuns
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras (PROFLETRAS)
Citação: GALINDO, Dinayran Henrique. Erros ortográficos na produção escrita de alunos do ensino fundamental II em uma escola da rede municipal em Venturosa - PE. 2019. 96 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8039
Data de defesa: 22-Fev-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dinayran Henrique Galindo.pdfDocumento principal4,15 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.