Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7963
Tipo do documento: Dissertação
Título: Mediação pedagógica na perspectiva socioconstrutivista para tutoria a dsitância : o fórum como espaço de aproximação e interação
Autor: MONTE NETO, Nelson Lima do 
Primeiro orientador: OLIVEIRA, Iranilson Buriti de
Primeiro membro da banca: ALBUQUERQUE, José de Lima
Segundo membro da banca: LARRÉ, Julia Maria Raposo Gonçalves de Melo
Terceiro membro da banca: NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes
Resumo: Essa pesquisa volta-se ao tema mediação pedagógica, pautada na perspectiva socioconstrutivista, a partir da análise da atuação de tutores a distância no ambiente virtual de aprendizagem Moodle, tendo o Fórum de Discussão como espaço de interação e construção do conhecimento. Entendo que esta concepção de aprendizagem é contextualizada com o meio social, onde a interação, a colaboração e a linguagem ganham destaque para a construção cognitiva, que utiliza como referência principal a relação indivíduo e sociedade. Nesse contexto, apresento a Educação a Distância, a partir de uma relativização da noção de espaço e tempo, sendo as tecnologias de informação e comunicação responsáveis por este processo e focalizo nos componentes de mediações pedagógicas promovidos por tutores a distância, na utilização da ferramenta Fórum, disponível no Moodle. Utilizei o estudo de caso, como método principal de pesquisa, esta, predominantemente de cunho qualitativo/quantitativo, executada a partir de entrevistas com os atores do processo de mediação, análise bibliográfica e documental. Analisei a maneira como ocorre a interação entre os sujeitos e a construção do conhecimento no ambiente virtual. Os resultados indicam que os mediadores não possuíam experiência no exercício de tutoria, anteriores às suas atuações na EaD do IFPI e, que a formação inicial, ora ofertada por esta instituição, restringiu-se tão somente a instruções técnica-operacionais para o manuseio da plataforma. Neste sentido, evidencio a necessidade da promoção de cursos de formação inicial e continuada de tutores a distância, que vise a potencializar e ampliar o processo de conhecimento, através de uma mediação fundamentada na perspectiva socioconstrutivista defendida por Lév Vygotsky, cuja base de construção do conhecimento é estruturada em diálogos cooperativos.
Abstract: This research deals with the theme of pedagogical mediation, based on the socio-constructivist perspective, from the analysis of the role of tutors on distance in the virtual learning environment Moodle, with the Discussion Forum as a space for interaction and knowledge construction. I understand that this conception of learning is contextualized with the social environment, where interaction, collaboration and language gain prominence for cognitive construction, which uses as its main reference the relation between individual and society. In this context, I present Distance Education, based on a relativization of the notion of space and time, being the information and communication technologies responsible for this process and I focus on the components of pedagogical mediations promoted by tutors on distance in the use of the Forum too, available in Moodle. I used the study of case as the main research method, which is predominantly qualitative / quantitative, based on interviews with the actors of the mediation process, bibliographic and documentary analysis. I analyzed how the interaction between subjects and the construction of knowledge in the virtual environment happens. The results show that the mediators did not have experience in the tutorial exercise prior to their performance in the EAD from IFPI, and that the initial training offered by this institution was limited to technical and operational instructions for handling the platform. In this sense, I highlight the need for the promotion of initial and continuing training courses for distance tutors, aimed at enhancing and expanding the knowledge process, through a mediation based on the socioconstrutivist perspective supported by Lév Vygotsky, whose base of knowledge construction is structured in cooperative dialogues.
Palavras-chave: Mediação pedagógica
Educação a distância
Fóruns de discussão
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância
Citação: MONTE NETO, Nelson Lima do. Mediação pedagógica na perspectiva socioconstrutivista para tutoria a dsitância : o fórum como espaço de aproximação e interação. 2016. 120 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7963
Data de defesa: 15-Dez-2016
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nelson Lima do Monte Neto.pdfDocumento principal2,01 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.