Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7952
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | SOUZA, Rosana Florêncio Monteiro de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5541669510825847 | por |
dc.contributor.advisor1 | OLIVEIRA, Iranilson Buriti de | - |
dc.contributor.referee1 | SANTOS, Marizete Silva | - |
dc.contributor.referee2 | MORAIS, Isabela Andrade de Lima | - |
dc.contributor.referee3 | NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-10T14:19:40Z | - |
dc.date.issued | 2013-04-05 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Rosana Florêncio Monteiro de. Pesquisa e educação a distância no ensino básico. 2013. 190 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. | por |
dc.identifier.uri | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7952 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa visa implementar ações que integrem a metodologia do desenvolvimento de pesquisa e a Educação a Distância, enfatizando a formação crítica de crianças e jovens da Educação Básica. Através da execução da experiência implementada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, denominada: Projeto Mostra Científica, Profissional e Tecnológica, este texto discute as contribuições que a pesquisa e da EaD proporcionam no processo de construção do conhecimento. Para tanto, inicialmente realizou-se uma revisão bibliográfica, que enfatizou a discussão acerca da sociedade atual, a construção do conhecimento, a educação no contexto do século XXI e o papel das tecnologias nesta realidade. Neste viés se apresenta a pesquisa como alternativa, que se aliada a recursos tecnológicos como a Educação a Distância, podem colaborar para uma formação crítica e cidadã. Após a revisão bibliográfica, implementou-se o projeto e analisaram-se os dados da pesquisa de campo, que se configurou na experiência com estudantes da educação básica, com base na coletada de dados através de questionários e observações, onde foi possível detectar as contribuições que a metodologia do desenvolvimento da pesquisa e a Educação a Distância, proporcionaram ao protagonismo na construção do conhecimento e na formação cidadã. | por |
dc.description.abstract | This research aims to implement actions that integrate the methodology of the research and development of distance education, emphasizing the critical education of children and youth of Basic Education. By performing the experiment implemented by the Federal Rural University of Pernambuco, named: Project Shows Scientific, Professional and Technical, this text discusses the contributions that research and provide distance education in the process of knowledge construction. Therefore, initially we carried out a literature review, which emphasized the discussion of today's society, the construction of knowledge, education in the context of the twenty-first century and the role of technology in this reality. This bias is presented as an alternative research, which coupled with technological resources such as distance education, may contribute to a critical education and citizenship. After the literature review, the project was implemented and analyzed the survey data field, which is configured on experience with basic education students, based on data collected through questionnaires and observations, where it was possible to detect the contributions that the methodology of the research and development of distance education, provided the role in the construction of knowledge and citizenship education. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2019-04-10T14:19:40Z No. of bitstreams: 1 Rosana Florencio Monteiro de Souza.pdf: 1747028 bytes, checksum: 750563d5b29495450e7fad5b0a3c2830 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-04-10T14:19:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rosana Florencio Monteiro de Souza.pdf: 1747028 bytes, checksum: 750563d5b29495450e7fad5b0a3c2830 (MD5) Previous issue date: 2013-04-05 | eng |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural de Pernambuco | por |
dc.publisher.department | Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFRPE | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação a distância | por |
dc.subject | Ensino básico | por |
dc.subject | Construção do conhecimento | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Pesquisa e educação a distância no ensino básico | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rosana Florencio Monteiro de Souza.pdf | Documento principal | 1,71 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.