Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7913
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGLOWECKI, Kenia Carla Belo Domingues-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9312193485916036por
dc.contributor.advisor1KULESZA, Maité-
dc.contributor.referee1KULESZA, Maité-
dc.contributor.referee2RÊGO, Rogéria Gaudêncio-
dc.contributor.referee3DANTAS, Marcia Pragana-
dc.date.accessioned2019-04-02T14:13:30Z-
dc.date.issued2015-08-28-
dc.identifier.citationGLOWECKI, Kenia Carla Belo Domingues. O uso de dobraduras como recurso para o estudo de conceitos geométricos. 2015. 87 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Matemática (PROFMAT)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7913-
dc.description.resumoNeste trabalho objetivamos apresentar ideias de atividades de matemática a partir do uso de dobraduras, como alternativa para aprendizagem, exploração e ampliação de conceitos básicos relacionados a figuras geométricas, ângulos, planos, vértices, semelhança, noções de proporcionalidade, álgebra, entre outros, permitindo aos educandos não só aquisição conceitual, como também o desenvolvimento de habilidades e competências próprias para o pensamento matemático. A ênfase do trabalho é o estudo dos elementos geométricos, visto que a humanidade sempre buscou compreender e explicar o mundo à sua volta, desvendar os fenômenos naturais e a descobrir as relações entre eles. Para tanto, recorriam a desenhos, medidas e anotações, o que favoreceu o surgimento da geometria. As propostas apresentadas foram desenvolvidas na Escola de Referência em Ensino Médio Oliveira Lima, pertencente a Rede Estadual, com educandos dos três anos do ensino médio, e constaram de três etapas: Diagnose, execução e avaliação de resultados. As atividades não só contribuíram para o desenvolvimento do pensamento geométrico dos educandos a partir das interações com os objetos, amadurecimento do pensamento indutivo e dedutivo, como também favoreceram o desenvolvimento de competências relacionais e pessoais de cooperação, interação, envolvimento, atenção, comunicação e autonomia.por
dc.description.abstractThis work aims to present mathematics activities ideas from use with folds as an alternative to learning, exploration and expansion of basic concepts related to geometric shapes, angles, flats, vertices, likeness, proportionality notions of algebra, allowing students not only rational and conceptual acquisition, as well as the development of own skills and competencies for mathematical thinking. The emphasis of the work is the study of geometric elements, as mankind has always sought to understand and explain the world around you, unlock the natural phenomena and to discover the relationships between them. To do so, resorted to drawings, measurements and annotations, which favored the emergence of geometry. The proposals were developed in the school, Escola de Referência em Ensino Médio Oliveira Lima, with students of the three years of High School, and consisted of three stages: Diagnosis, implementation and evaluation of results. The activities not only contributed to the development of geometrical thinking of students from interactions with objects, maturing of inductive and deductive thinking, but also favored the development of relational and personal skills of cooperation, interaction, engagement, attention, communication and autonomy.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2019-04-02T14:13:30Z No. of bitstreams: 1 Kenia Carla Belo Domingues Glowecki.pdf: 46307253 bytes, checksum: 7e2420c3532ef70a367fdab9df21de8f (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-02T14:13:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Kenia Carla Belo Domingues Glowecki.pdf: 46307253 bytes, checksum: 7e2420c3532ef70a367fdab9df21de8f (MD5) Previous issue date: 2015-08-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Matemáticapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática (PROFMAT)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDobradurapor
dc.subjectOrigamipor
dc.subjectGeometriapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleO uso de dobraduras como recurso para o estudo de conceitos geométricospor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Kenia Carla Belo Domingues Glowecki.pdfDocumento principal45,22 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.