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Tipo do documento: Dissertação
Título: O uso de dobraduras como recurso para o estudo de conceitos geométricos
Autor: GLOWECKI, Kenia Carla Belo Domingues 
Primeiro orientador: KULESZA, Maité
Primeiro membro da banca: KULESZA, Maité
Segundo membro da banca: RÊGO, Rogéria Gaudêncio
Terceiro membro da banca: DANTAS, Marcia Pragana
Resumo: Neste trabalho objetivamos apresentar ideias de atividades de matemática a partir do uso de dobraduras, como alternativa para aprendizagem, exploração e ampliação de conceitos básicos relacionados a figuras geométricas, ângulos, planos, vértices, semelhança, noções de proporcionalidade, álgebra, entre outros, permitindo aos educandos não só aquisição conceitual, como também o desenvolvimento de habilidades e competências próprias para o pensamento matemático. A ênfase do trabalho é o estudo dos elementos geométricos, visto que a humanidade sempre buscou compreender e explicar o mundo à sua volta, desvendar os fenômenos naturais e a descobrir as relações entre eles. Para tanto, recorriam a desenhos, medidas e anotações, o que favoreceu o surgimento da geometria. As propostas apresentadas foram desenvolvidas na Escola de Referência em Ensino Médio Oliveira Lima, pertencente a Rede Estadual, com educandos dos três anos do ensino médio, e constaram de três etapas: Diagnose, execução e avaliação de resultados. As atividades não só contribuíram para o desenvolvimento do pensamento geométrico dos educandos a partir das interações com os objetos, amadurecimento do pensamento indutivo e dedutivo, como também favoreceram o desenvolvimento de competências relacionais e pessoais de cooperação, interação, envolvimento, atenção, comunicação e autonomia.
Abstract: This work aims to present mathematics activities ideas from use with folds as an alternative to learning, exploration and expansion of basic concepts related to geometric shapes, angles, flats, vertices, likeness, proportionality notions of algebra, allowing students not only rational and conceptual acquisition, as well as the development of own skills and competencies for mathematical thinking. The emphasis of the work is the study of geometric elements, as mankind has always sought to understand and explain the world around you, unlock the natural phenomena and to discover the relationships between them. To do so, resorted to drawings, measurements and annotations, which favored the emergence of geometry. The proposals were developed in the school, Escola de Referência em Ensino Médio Oliveira Lima, with students of the three years of High School, and consisted of three stages: Diagnosis, implementation and evaluation of results. The activities not only contributed to the development of geometrical thinking of students from interactions with objects, maturing of inductive and deductive thinking, but also favored the development of relational and personal skills of cooperation, interaction, engagement, attention, communication and autonomy.
Palavras-chave: Dobradura
Origami
Geometria
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Matemática
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática (PROFMAT)
Citação: GLOWECKI, Kenia Carla Belo Domingues. O uso de dobraduras como recurso para o estudo de conceitos geométricos. 2015. 87 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Matemática (PROFMAT)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7913
Data de defesa: 28-Ago-2015
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática

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