Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7904
Tipo do documento: Dissertação
Título: Explorando a astronomia como contexto para o ensino de matemática no ensino médio
Autor: MAGALHÃES, Thiago Alberto Correia 
Primeiro orientador: SANTOS, Marcelo Pedro dos
Primeiro membro da banca: SANTOS, Marcelo Pedro dos
Segundo membro da banca: SILVA, Clessius
Terceiro membro da banca: NASCIMENTO, Ross Alves do
Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de explorar conceitos matemáticos em saberes da Astronomia como um recurso motivador e intuitivamente fornecer mais signi cado aos temas da Matemática estudados em sala de aula, possibilitando ao discente a vivência de algumas situações que necessitam da utilização dos conhecimentos já adquiridos. A proposta pode ser considerada uma ferramenta motivacional que vai auxiliar na qualidade do ensino e da aprendizagem da Matemática no Ensino Médio. O trabalho está dividido em três capítulos. Cada capítulo corresponde aos conteúdos matemáticos das séries sucessivas do Ensino Médio. Ao fi nalizar cada conteúdo matemático aplicado em Astronomia, são descritos um ou mais exercícios. Procurou-se, assim, atender a um dos objetivos do Mestrado Pro ssional em Matemática - PROFMAT, que é o de elaboração de uma proposta da atividade educacional, cumprindo um dos requisitos do programa e ao mesmo tempo desenvolvendo uma atividade não convencional na aplicação dos conteúdos matemáticos. Sendo, portanto, útil não somente aos professores de Matemática e Física do Ensino Médio, como também aos alunos de Graduação de Licenciatura em Matemática e em Física.
Abstract: The present work has the objective of exploring mathematical concepts in astronomy in order to provide more meaning to the themes of mathematics studied in the classroom and allow the student the experience of some situations that require the use of the knowledge already acquired. The proposal can be considered a motivational tool that will help in the quality of the teaching and learning of mathematics in high school. The work is divided into three chapters, which are divided according to the grades of high school: in chapter 1, the contents of the rst grade of high school, and so on. At the end of each mathematical concept applied in astronomy, are given one or more exercises for the content. It was, thus, meet one of the goals of the PROFMAT, which is the preparation of a proposal of the educational activity, ful lling one of the requirements of the program and at the same time developing an unconventional activity on application of mathematical content. And therefore useful for teachers of mathematics and physics in high school, in the same way that the undergraduate degree in mathematics and physics.
Palavras-chave: Astronomia
Ensino de matemática
Ensino médio
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Matemática
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática (PROFMAT)
Citação: MAGALHÃES, Thiago Alberto Correia. Explorando a astronomia como contexto para o ensino de matemática no ensino médio. 2016. 146 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Matemática (PROFMAT)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7904
Data de defesa: 29-Ago-2016
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Thiago Alberto Correia Magalhaes.pdfDocumento principal5,14 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.