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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANTOS, Pedro José Alvino Pereira dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6452301152248724por
dc.contributor.advisor1SILVA, Bárbara Costa da-
dc.contributor.referee1SILVA, Thiago Dias Oliveira-
dc.contributor.referee2NEVES, Rodrigo Gondim-
dc.contributor.referee3GALVÃO, Eudes Naziazeno-
dc.date.accessioned2019-03-28T13:55:55Z-
dc.date.issued2014-08-29-
dc.identifier.citationSANTOS, Pedro José Alvino Pereira dos. Fatoração no ensino médio. 2014. 78 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Matemática (PROFMAT)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7896-
dc.description.resumoAlguns dos problemas mais interessantes e atrativos da Matemática do Ensino Médio remetem o estudante direta ou indiretamente ao tema da fatoração. Ocorre, no entanto, que as técnicas de fatoração disponíveis no Ensino Médio quase que invariavelmente são reduzidas a um único algoritmo, com - no máximo - uma ou outra variação super cial. Tal algoritmo - em tempo: testar sistematicamente as possíveis divisibilidades do número em questão pelos números primos menores que sua raiz quadrada; embora de fácil explicação, torna-se lento e enfadonho para números gerais com mais de três dígitos, e quase inútil para valores muito maiores. Nesse trabalho, buscaremos investigar o problema da fatoração através do Crivo de Erathóstenes e apresentaremos uma abordagem matricial para o mesmo. Com isso, sem nos afastarmos dos conceitos nem do nível do Ensino Médio, mostramos uma abordagem alternativa e algoritmicamente mais simples e efi ciente para o problema da fatoração.por
dc.description.abstractSome of the most interesting and appealing problems of High School Mathematics lead the students directly or indirectly to the subject of factorization . It occurs, however, that the techniques of factorization almost invariably reduced to a single algorithm, with no more than one or another super ficial variation. Such algorithm - in time: to systematically test possible divisions of the number in question by prime numbers which are smaller than its square root; although this technique may be easy to be explained, it becomes slow and tiresome for general numbers with more than three digits, and almost useless for much larger values. This study investigated the problem of factorization by the Sieve of Erathóstenes and presented a matrix approach for it. Therewith, to conduct this study it was taken into consideration the students school level and the theories. It is presented an alternative approach, algorithmically simpler and more eficient to the problem of factorization.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2019-03-28T13:55:55Z No. of bitstreams: 1 Pedro Jose Alvino Pereira dos Santos.pdf: 446053 bytes, checksum: 1dfe6c02307fe1793eed163bbef1a9d8 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-03-28T13:55:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Pedro Jose Alvino Pereira dos Santos.pdf: 446053 bytes, checksum: 1dfe6c02307fe1793eed163bbef1a9d8 (MD5) Previous issue date: 2014-08-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Matemáticapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática (PROFMAT)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFatoraçãopor
dc.subjectEnsino de matemáticapor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectCrivo de Erathóstenespor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleFatoração no ensino médiopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática

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