Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7890
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Relacionando as funções trigonométricas com música |
Autor: | RODRIGUES, Michelangelo dos Santos |
Primeiro orientador: | SANTOS, Marcelo Pedro dos |
Primeiro membro da banca: | GALVÃO, Eudes Naziazeno |
Segundo membro da banca: | ARAÚJO, Yane Lísley Ramos |
Terceiro membro da banca: | CLEMENTE, Rodrigo Genuino |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma proposta de investigação acerca de um aspecto, dentre vários possíveis, envolvendo a intrínseca relação dos estudos matemáticos com a música, tendo como ponto de apoio o seguinte tripé analítico: ondas sonoras, escalas musicais e funções trigonométricas. A pesquisa objetiva averiguar, por meio da utilização de um conjunto de atividades sequenciais, a relevância da aplicação e do uso de ferramentas de construção de sentido no âmbito do ensino-aprendizagem da matemática nas aulas da referenciada disciplina. Tal estudo envereda-se nos moldes de uma pesquisa-ação, desenvolvida tendo como base a confecção de oficinas de matemática realizadas numa turma de 3º ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual, no município de Panelas-PE. Como referenciais teóricos da pesquisa, utilizamos, entre outros, principalmente os postulados de Benson (2006), Kammeler (2000), Wright (2009) e Rousseau e Saint (2015), no intuito de promover e, também, de reavivar uma discussão sobre a relação envolvendo os processos e/ou mecanismos temáticos de interação supracitados. Assim sendo, os resultados da pesquisa serviram para demonstrar que, por meio da aplicação das oficinas de matemática focadas na conjunção dos procedimentos matemáticos aqui verificados, faz-se possível aproximar o aluno dos ensinamentos da matemática. Ficou constatado, portanto, que, com o contato mediado pelo professor tendo em vista a congruência matemáticomusical em sala de aula, o aluno pode ser estimulado a ter uma melhor compreensão acerca das interações existentes entre funções trigonométricas, ondas sonoras, escalas musicais e, mais especificamente, a Série de Fourier, vivenciando, assim, e com satisfatórias percepções de usufruto prático, o desenvolvimento de uma melhor consciência matemática. |
Abstract: | This paper presents a research proposal about one aspect, among several possible, involving the intrinsic relation of mathematical studies with music, having as support point the following analytical tripod: sound waves, musical scales and trigonometric functions. The objective of this research is to investigate the relevance of the application and the use of tools for the construction of meaning in the teaching-learning of mathematics in the classes of the referred discipline. This study is modeled after an action research, developed based on the making of mathematical workshops held in a 3rd year high school class of a school of the state public network, in the municipality of Panelas-PE. As theoretical references of the research, we use, among others, mainly the postulates of Benson (2006), Kammeler (2000), Wright (2009) and Rousseau and Saint (2015), in order to promote and also revive a discussion about The relation involving the processes and / or thematic mechanisms of interaction mentioned above. Thus, the results of the research served to demonstrate that, through the application of mathematical workshops focused on the conjunction of mathematical procedures verified here, it is possible to bring the student closer to the teachings of mathematics. It was verified, therefore, that with the teacher-mediated contact for mathematical-musical congruence in the classroom, the student can be stimulated to have a better understanding of the interactions between trigonometric functions, sound waves, musical scales and, more specifically, the Fourier Series, thus experiencing and with satisfactory perceptions of practical usufruct, the development of a better mathematical awareness. |
Palavras-chave: | Ensino de matemática Função trigonométrica Música |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal Rural de Pernambuco |
Sigla da instituição: | UFRPE |
Departamento: | Departamento de Matemática |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Matemática (PROFMAT) |
Citação: | RODRIGUES, Michelangelo dos Santos. Relacionando as funções trigonométricas com música. 2017. 90 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Matemática (PROFMAT)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7890 |
Data de defesa: | 24-Ago-2017 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Michelangelo dos Santos Rodrigues.pdf | Documento principal | 33,43 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.