Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7880
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Prototipação de uma ferramenta para o suporte à avaliação em fóruns virtuais de educação em saúde |
Autor: | SILVA, Pedro Henrique Barboza da ![]() |
Primeiro orientador: | CORREIA NETO, Jorge da Silva |
Primeiro membro da banca: | SILVA, Ivanda Maria Martins |
Segundo membro da banca: | NÓBREGA, Obionor de Oliveira |
Terceiro membro da banca: | TEIXEIRA, Marcelo Mendonça |
Resumo: | Os estudos sobre avaliação em fóruns têm, nos recentes anos ganhando grande notoriedade, inclusive nas subáreas de computação, como por exemplo: informática na educação e sistemas colaborativos, que tratam desde a criação de recursos como de metodologias para melhorar o processo avaliativo, a partir das produções e contribuições feitas através da utilização do fórum. Além da necessidade de melhorar as avaliações nos fóruns o contexto deste estudo, o de educação em saúde, baseado na aplicação da metodologia de ensino e aprendizagem baseada em problema, ainda adiciona à ferramenta uma importância metodológica, pois a discussão dos casos de saúde é um ponto importante da metodologia PBL, auxiliando não apenas na construção do conhecimento que já está exposto, pois também é através deste que os alunos vão construindo alguns dos itens do perfil contemplado pela metodologia. Visando uma solução para os problemas encontrados esta dissertação apresenta a proposta de uma ferramenta para auxiliar o processo de avaliação formativa, baseado em critérios extraídos a partir da literatura sobre o tema, avaliação esta que é feita sobre as postagens feitas em fóruns de ambientes virtuais. |
Abstract: | In recent years, studies on evaluation in forums have gained great renown in computing subareas, such as: informatics in education and collaborative systems, from the creation of resources as well as methodologies to improve the evaluation process, from the Productions and contributions made through the use of the forum. Besides the need to improve the evaluations in the forums, the context of this study, the one of health education, based on the application of the methodology of teaching and learning based on problem, still adds to the tool a methodological importance, since the discussion of health cases is a An important point of the PBL methodology, helping not only the construction of the knowledge that is already exposed, because it is also through this that the students are constructing some of the items contemplated by the methodology profile. Aiming for a solution to the problems encountered, this dissertation presents the proposal of a tool to assist the formative evaluation process, based on criteria extracted from the literature on the subject, which is done on the postings made in forums of virtual environments. |
Palavras-chave: | Avaliação formativa Ambiente virtual de aprendizagem Fóruns de discussão |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal Rural de Pernambuco |
Sigla da instituição: | UFRPE |
Departamento: | Departamento de Estatística e Informática |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada |
Citação: | SILVA, Pedro Henrique Barboza da. Prototipação de uma ferramenta para o suporte à avaliação em fóruns virtuais de educação em saúde. 2017. 110 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7880 |
Data de defesa: | 22-Fev-2017 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Informática Aplicada |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Pedro Henrique Barboza da Silva.pdf | Documento principal | 2,52 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.