Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7871
Tipo do documento: Dissertação
Título: Uma metodologia para avaliação de desempenho de ambientes virtuais de aprendizagem em nuvens computacionais privadas
Autor: FERNANDES, Carlos Marques 
Primeiro orientador: LINS, Fernando Antonio Aires
Primeiro coorientador: SOUSA, Erica Teixeira Gomes de
Primeiro membro da banca: DINIZ, Juliana Regueira Basto
Segundo membro da banca: CALLOU, Gustavo Rau de Almeida
Terceiro membro da banca: SOUZA, Rodrigo Nonamor Pereira Mariano de
Resumo: A educação a distância está se tornando um tópico especialmente relevante para uma sociedade baseada em tecnologia. Os custos altos para instalar um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) em uma estrutura tradicional de computadores torna a alternativa de instalar o AVA em um ambiente de computação em nuvem mais viável em virtude dos custos menores e das facilidades de configuração que o ambiente de computação em nuvem oferece. Os ambientes de computação em nuvem públicos são uma excelente opção para realizar a tarefa de hospedar um AVA, porém, algumas empresas e/ou escolas podem ter necessidades especiais (de segurança ou legais) que determinem um controle sobre o ambiente de computação em nuvem, para esses casos é indicado um ambiente de computação em nuvem privado. Para medir o desempenho do sistema instalado, é necessário aplicar uma série de testes que podem ser realizados de maneira incorreta, com os resultados interpretados de maneira inadequada e sem fornecer qualquer informação útil. Para preencher a lacuna identificada nas metodologias que mostram como avaliar desempenho do lado cliente de um ambiente virtual de aprendizagem em sistemas de computação em nuvem privada, esta dissertação disponibiliza uma metodologia para medir desempenho, tanto do lado cliente quando do lado servidor da estrutura, documenta todos os processos com BPMN e testa a metodologia em dois estudos de caso, um em uma nuvem privada com um AVA instalado e outro em uma infraestrutura física real tradicional com um AVA instalado.
Abstract: Distance education is becoming a particularly relevant topic for a technology-based society. Assembling an infrastructure for a virtual learning environment (VLE) is costly compared to the ability to create this environment in a cloud computing environment. Public cloud computing environments are an excellent choice for performing the AVA hosting task, but some companies and / or schools may have special (security or legal) needs that determine control over the cloud computing environment to In these cases, a private cloud computing environment is indicated. To measure the performance of the installed system, it is necessary to apply a series of tests that can be performed incorrectly, with the results interpreted inadequately and without providing useful information. To fill the identified gap in methodologies that show how to assess client-side performance of a virtual learning environment in private cloud computing systems, this dissertation provides a methodology for measuring client-side and server-side performance structure and documents all processes with BPMN and tests the methodology in two case studies, one in a private cloud with one VLE installed and the other in a traditional real physical infrastructure with an VLE installed.
Palavras-chave: Avaliação de desempenho
Ambiente virtual de aprendizagem
Computação em nuvem
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Estatística e Informática
Programa: Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada
Citação: FERNANDES, Carlos Marques. Uma metodologia para avaliação de desempenho de ambientes virtuais de aprendizagem em nuvens computacionais privadas. 2017. 95 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7871
Data de defesa: 28-Ago-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Informática Aplicada

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Carlos Marques Fernandes.pdfDocumento principal1,04 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.