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Tipo do documento: Dissertação
Título: Análise automática da presença cognitiva em discussões online escritas em português
Autor: MENDONÇA NETO, Valter dos Santos 
Primeiro orientador: LINS, Rafael Dueire
Primeiro coorientador: MELLO, Rafael Ferreira Leite de
Primeiro membro da banca: LINS, Rafael Dueire
Segundo membro da banca: LIMA, Rinaldo José de
Terceiro membro da banca: FALCÃO, Taciana Pontual da Rocha
Resumo: Esta dissertação de mestrado apresenta um método que permite a análise automatizada das mensagens trocadas em fóruns online de ensino a distância escritas em português brasileiro. Em particular, analisa o problema da codificação de mensagens de discussão para níveis de presença cognitiva, um importante construto do modelo de Comunidade de Investigação amplamente utilizado na aprendizagem online. Embora existam técnicas de codificação para presença cognitiva na língua inglesa, a literatura ainda é pobre em métodos para outras línguas, como o português. O método aqui proposto faz uso de um conjunto de 127 características extraídas de diferentes recursos, disponíveis para análise textual através de técnicas de Mineração de Texto, para criar um classificador random forest com a finalidade de extrair automaticamente as fases cognitivas. O modelo desenvolvido atingiu 76% de acurácia e o k de 0,55, o que representa uma concordância moderada, e está acima do nível de puro acaso. Este trabalho também fornece uma análise da natureza da presença cognitiva, observando as características de classificação que foram mais relevantes para distinguir as diferentes fases da presença cognitiva e um estudo comparativo sobre as principais características identificadas nas fases da presença em diferentes contextos.
Abstract: This M.Sc. dissertation presents a method that allows the automated analysis of the messages exchanged in online distance-learning forums written in Brazilian Portuguese. In particular, it analyzes the problem of coding discussion transcripts for levels of cognitive presence, an important construct in a widely Community of Inquiry model used in online learning. Although there are coding techniques for cognitive presence in the English language, the literature is still poor in methods for other languages, such as Portuguese. The method proposed here makes use of a set of 127 features extracted from different resources, available for textual analysis through Text Mining techniques, to create a random forest classifier to automatically extract the cognitive phases. The model developed reached 76% accuracy and Cohen’s k of .55, which represents a moderate agreement, and is above the level of pure chance. This paper also provides an analysis of the nature of cognitive presence, observing the classification characteristics that were most relevant to distinguish between the different phases of cognitive presence and a comparative study regarding the main characteristics identified in the phases of presence in different contexts.
Palavras-chave: Educação a distância
Discussão online
Presença cognitiva
Análise automatizada
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Estatística e Informática
Programa: Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada
Citação: MENDONÇA NETO, Valter dos Santos. Análise automática da presença cognitiva em discussões online escritas em português. 2018. 94 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7852
Data de defesa: 27-Nov-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Informática Aplicada

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