Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7851
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCHIARELLI JÚNIOR, Wilson Roberto-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4075007321582316por
dc.contributor.advisor1PACHECO, Ricardo de Aguiar-
dc.contributor.referee1PACHECO, Ricardo de Aguiar-
dc.contributor.referee2AZEVEDO, Natanael Duarte de-
dc.contributor.referee3PESSOA, Ângelo Emílio da Silva-
dc.date.accessioned2019-02-18T13:35:28Z-
dc.date.issued2018-10-24-
dc.identifier.citationCHIARELLI JÚNIOR, Wilson Roberto. Produção de histórias em quadrinhos como estratégia didática para desenvolvimento da educação patrimonial em Olinda. 2018. 176 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7851-
dc.description.resumoA presente dissertação de mestrado tem como objetivo avaliar o potencial das oficinas de HQs como recurso didático para a apropriação dos conhecimentos históricos em espaços educativos. Para tanto, realizamos três ações educativas, das quais duas foram em uma instituição de educação básica (Colégio Imaculado Coração de Maria) e outra no Ensino Superior (Universidade Federal de Pernambuco). As oficinas foram realizadas com o consentimento de ambas e apresentaram resultados diversificados, porém satisfatórios. A metodologia empregada se deu a partir da pesquisa bibliográfica, além da análise documental. Utilizamos, como fonte de pesquisa, anotações escritas em cadernos de rascunho, fotografias e produções em HQs realizadas durante o desdobramento das oficinas. Também nos debruçamos sobre filmes, animações, HQs profissionais e conteúdos do YouTube, além de imagens extraídas de sites e blogs. Concluímos que a produção autoral de HQs em sala de aula tanto pode ser um excelente recurso didático para a apropriação de conteúdos históricos, quanto pode estimular a criatividade e o caráter investigativo dos alunos.por
dc.description.abstractThis dissertation aims to evaluate the potential of HQ workshops as a didactic resource for the appropriation of historical knowledge in educational spaces. In order to do so, we carried out three educational actions, two in a basic education institution (Colégio Imaculado Coração de Maria) and another in higher education (Federal University of Pernambuco). The work-shops were held with the consent of both and presented diverse but satisfactory results. The methodology used was based on bibliographical research, besides documentary analysis. We used as a research source the notes written in sketchbooks, photographs and the productions in comics made during the unfolding of the workshops. We also focus on movies, animations, professional comics and YouTube content, as well as images extracted from web-sites and blogs. We conclude that the author's production of comics in the classroom can be an excellent didactic resource for the appropriation of historical contents, which can also stimulate the students' creativity and investigative character.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2019-02-18T13:35:28Z No. of bitstreams: 1 Wilson Roberto Chiarelli Junior.pdf: 6065729 bytes, checksum: 5105debfc4e3335f608b85e735eeb2cb (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-18T13:35:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Wilson Roberto Chiarelli Junior.pdf: 6065729 bytes, checksum: 5105debfc4e3335f608b85e735eeb2cb (MD5) Previous issue date: 2018-10-24eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Históriapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHistória em quadrinhospor
dc.subjectEnsino de históriapor
dc.subjectEducação patrimonialpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleProdução de histórias em quadrinhos como estratégia didática para desenvolvimento da educação patrimonial em Olindapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Wilson Roberto Chiarelli Junior.pdfDocumento principal5,92 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.