Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7851
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | CHIARELLI JÚNIOR, Wilson Roberto | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4075007321582316 | por |
dc.contributor.advisor1 | PACHECO, Ricardo de Aguiar | - |
dc.contributor.referee1 | PACHECO, Ricardo de Aguiar | - |
dc.contributor.referee2 | AZEVEDO, Natanael Duarte de | - |
dc.contributor.referee3 | PESSOA, Ângelo Emílio da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-18T13:35:28Z | - |
dc.date.issued | 2018-10-24 | - |
dc.identifier.citation | CHIARELLI JÚNIOR, Wilson Roberto. Produção de histórias em quadrinhos como estratégia didática para desenvolvimento da educação patrimonial em Olinda. 2018. 176 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. | por |
dc.identifier.uri | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7851 | - |
dc.description.resumo | A presente dissertação de mestrado tem como objetivo avaliar o potencial das oficinas de HQs como recurso didático para a apropriação dos conhecimentos históricos em espaços educativos. Para tanto, realizamos três ações educativas, das quais duas foram em uma instituição de educação básica (Colégio Imaculado Coração de Maria) e outra no Ensino Superior (Universidade Federal de Pernambuco). As oficinas foram realizadas com o consentimento de ambas e apresentaram resultados diversificados, porém satisfatórios. A metodologia empregada se deu a partir da pesquisa bibliográfica, além da análise documental. Utilizamos, como fonte de pesquisa, anotações escritas em cadernos de rascunho, fotografias e produções em HQs realizadas durante o desdobramento das oficinas. Também nos debruçamos sobre filmes, animações, HQs profissionais e conteúdos do YouTube, além de imagens extraídas de sites e blogs. Concluímos que a produção autoral de HQs em sala de aula tanto pode ser um excelente recurso didático para a apropriação de conteúdos históricos, quanto pode estimular a criatividade e o caráter investigativo dos alunos. | por |
dc.description.abstract | This dissertation aims to evaluate the potential of HQ workshops as a didactic resource for the appropriation of historical knowledge in educational spaces. In order to do so, we carried out three educational actions, two in a basic education institution (Colégio Imaculado Coração de Maria) and another in higher education (Federal University of Pernambuco). The work-shops were held with the consent of both and presented diverse but satisfactory results. The methodology used was based on bibliographical research, besides documentary analysis. We used as a research source the notes written in sketchbooks, photographs and the productions in comics made during the unfolding of the workshops. We also focus on movies, animations, professional comics and YouTube content, as well as images extracted from web-sites and blogs. We conclude that the author's production of comics in the classroom can be an excellent didactic resource for the appropriation of historical contents, which can also stimulate the students' creativity and investigative character. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2019-02-18T13:35:28Z No. of bitstreams: 1 Wilson Roberto Chiarelli Junior.pdf: 6065729 bytes, checksum: 5105debfc4e3335f608b85e735eeb2cb (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-02-18T13:35:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Wilson Roberto Chiarelli Junior.pdf: 6065729 bytes, checksum: 5105debfc4e3335f608b85e735eeb2cb (MD5) Previous issue date: 2018-10-24 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural de Pernambuco | por |
dc.publisher.department | Departamento de História | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFRPE | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em História | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | História em quadrinhos | por |
dc.subject | Ensino de história | por |
dc.subject | Educação patrimonial | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | por |
dc.title | Produção de histórias em quadrinhos como estratégia didática para desenvolvimento da educação patrimonial em Olinda | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Wilson Roberto Chiarelli Junior.pdf | Documento principal | 5,92 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.