Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7849
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCOSTA, Luan Glauco Freire-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5014383211718802por
dc.contributor.advisor1RIBEIRO, Emanuela Sousa-
dc.contributor.referee1RIBEIRO, Emanuela Sousa-
dc.contributor.referee2PACHECO, Ricardo de Aguiar-
dc.contributor.referee3BURNETT JÚNIOR, Henry Martin-
dc.date.accessioned2019-02-18T13:12:05Z-
dc.date.issued2018-08-20-
dc.identifier.citationCOSTA, Luan Glauco Freire. O caso da rabeca e do violino : a música armorial. 2018. 123 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7849-
dc.description.resumoO Armorial foi um movimento artístico fundado no Recife nos anos de 1970 e liderado pelo escritor e teatrólogo Ariano Suassuna. A pretensão dos artistas armoriais era a de criar uma arte erudita autenticamente nacional a partir da arte popular Nordestina, suas obras buscavam abordar vasto campo artístico: literatura, gravura, escultura e, dentre estas, a música. A música foi a arte de maior evolução e importância dentro do movimento armorial, tendo levado a criação de dois grupos distintos, a saber: A Orquestra e o Quinteto Armorial, nascido das discordâncias criativas entre Ariano Suassuna e o Maestro Cussy de Almeida. É justamente a discordância criativa entre essas duas figuras que dá fôlego ao presente trabalho: A partir do pensamento do sociólogo francês Pierre Bourdieu, buscamos realizar a leitura do evento histórico cerceado pela constituição da música erudita armorial como um caso exemplar das lutas simbólicas que existem no âmago da constituição de toda a arte erudita. Além disso, serão analisadas as constituições estéticas do movimento, guiadas pelo pensamento Suassuniano anterior até mesmo ao lançamento oficial do movimento, as influências da história da música brasileira e seu nacionalismo e os ideais do regionalismo do sociólogo pernambucano Gilberto Freyre.por
dc.description.abstractThe Armorial was an artistic movement founded in Recife in the years of 1970 and led by the writer and theatologist Ariano Suassuna. The pretension of the armorial artists was to create an authentically national erudite art from the popular Northeastern art, his works sought to approach vast artistic field: literature, engraving, sculpture and, among these, music. Music was the art of greatest evolution and importance within the armorial movement, having led to the creation of two distinct groups, namely: The Orchestra and the Armorial Quintet, born of the creative disagreements between Ariano Suassuna and Maestro Cussy de Almeida. It is precisely the creative disagreement between these two figures that gives breath to the present work: From the thought of the French sociologist Pierre Bourdieu, we seek to make the reading of the historical event constrained by the constitution of erudite armorial music as an exemplary case of the symbolic struggles that exist in the the core of the constitution of all erudite art. In addition, the aesthetic constitutions of the movement will be analyzed, guided by the previous Suassunian thought even to the official launch of the movement, the influences of the history of Brazilian music and its nationalism and the ideals of the regionalism of the sociologist from Pernambuco Gilberto Freyre.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2019-02-18T13:12:05Z No. of bitstreams: 1 Luan Glauco Freire Costa.pdf: 919915 bytes, checksum: 966d04e32dd2426351412cc65ae41b09 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-18T13:12:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Luan Glauco Freire Costa.pdf: 919915 bytes, checksum: 966d04e32dd2426351412cc65ae41b09 (MD5) Previous issue date: 2018-08-20eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Históriapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMovimento armorialpor
dc.subjectMúsica armorialpor
dc.subjectDiscordância criativapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleO caso da rabeca e do violino : a música armorialpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luan Glauco Freire Costa.pdfDocumento principal898,35 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.