Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7813
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | SILVA, Glauber Paiva da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5047308614809382 | por |
dc.contributor.advisor1 | BORBA, Vicentina Maria Ramires | - |
dc.contributor.referee1 | AZEVEDO, Natanael Duarte de | - |
dc.contributor.referee2 | MONTEIRO, Luíra Freire | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-03T15:38:06Z | - |
dc.date.issued | 2018-08-23 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Glauber Paiva da. Práticas e representações nordestinas na musicografia de Jackson do Pandeiro (1953-1981). 2018. 213 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. | por |
dc.identifier.uri | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7813 | - |
dc.description.resumo | O Nordeste tem em sua cultura inúmeros artistas que tentaram lhe representar, tais como o cantor popular Jackson do Pandeiro (1919-1982), que em seu repertório musical cantou a diversidade nordestina. Com base nessa constatação, nossa pesquisa tem como principal objetivo observar como as letras das músicas desse grande artista discorrem sobre práticas e representações nordestinas, de modo a se refletir como essas foram construídas historicamente e de que forma se relacionam com o povo do Nordeste. Para respaldar teoricamente essa empreitada, dialogamos com algumas pesquisas que nos ajudaram a conceber este trabalho, como as de Napolitano (2008), Pesavento (2012), Moura e Vicente (2001), Laraia (1986), Albuquerque Junior (2011), Bourdieu (1977) e Chartier (1991). Ancoramos nossa pesquisa no campo da História Cultural e na Análise de Discurso de linha Francesa, que nos permite trabalhar com os conceitos que escolhemos para nossa reflexão, e como percurso metodológico analisamos diversas músicas, para, minuciosamente, adentrarmos no repertório “jacksoniano”. Nossa principal fonte está nas letras das canções compostas por Jackson do Pandeiro, que vão de 1953, quando ele grava suas primeiras músicas, até 1981, quando sua última remessa de músicas é lançada. Acreditamos que esta pesquisa servirá para demonstrar a importância de Jackson do Pandeiro para a música popular brasileira e para entendermos representações e visões de práticas culturais do nordeste. | por |
dc.description.abstract | The Northeast has in its culture several artists who tried to represent it, such as the popular singer Jackson do Pandeiro (1919-1982), who in his musical repertoire sang the northeastern diversity. Based on this observation, our research seeks to note how this great artist 's lyrics are on northeastern practices and representations, in order to reflect how historically they were built and how they relate to northeast' s people. To support this work theoretically, we have engage with some researches that have helped us to design this work, such as: Napolitano (2008), Pesavento (2012), Moura and Vicente (2001), Laraia (1986), Albuquerque Junior (2011) and Chartier (1991). We base our research in the field of Cultural History and Discourse Analysis of the French line, which allows us to work with the concepts we choose for our reflection, and as a methodological path we analyze several songs to thoroughly delve into the Jacksonian repertoire. Our main source is in the Jackson do Pandeiro's lyrics by, ranging from 1953, when he records his first songs, until 1981, when his last shipment of songs is released. We believe that this research will serve to demonstrate the importance of Jackson do Pandeiro for brazilian popular music and to understand representations and visions of cultural practices of the northeast. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2019-01-03T15:38:06Z No. of bitstreams: 1 Glauber Paiva da Silva.pdf: 1959457 bytes, checksum: 16c5a83f510560d7ef310a5d9b3245e3 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-01-03T15:38:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Glauber Paiva da Silva.pdf: 1959457 bytes, checksum: 16c5a83f510560d7ef310a5d9b3245e3 (MD5) Previous issue date: 2018-08-23 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural de Pernambuco | por |
dc.publisher.department | Departamento de História | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFRPE | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em História | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Música | por |
dc.subject | Nordeste (BR) | por |
dc.subject | História cultural | por |
dc.subject | Diversidade nordestina | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | por |
dc.title | Práticas e representações nordestinas na musicografia de Jackson do Pandeiro (1953-1981) | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Glauber Paiva da Silva.pdf | Documento principal | 1,91 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.