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Tipo do documento: Dissertação
Título: Narrativas digitais e a história do Brasil : uma proposição para a análise de memes com temáticas coloniais e seu uso nas aulas de história
Autor: CADENA, Sílvio Ricardo Gouveia 
Primeiro orientador: MENEZES, Jeannie da Silva
Primeiro coorientador: ANDRADE, Juliana Alves de
Primeiro membro da banca: MIRANDA, Humberto da Silva
Segundo membro da banca: FRANCO, Aléxia Pádua
Resumo: Esta pesquisa compreende que linguagens familiares ao corpo discente, como os memes e também as temáticas socialmente vivas, latentes na vida dos alunos e que dizem respeito às suas problemáticas vivenciadas, devam fazer parte do hall dos conteúdos a ser contemplados em sala. A partir desta perspectiva, o trabalho tem como objetivo compreender a natureza dos memes e o seu papel como fonte para o ensino de história, bem como propor um constructo para a análise destas peças midiáticas. Portanto, em nosso percurso se fez necessário compreender o ciberespaço como um local onde os jovens não só acessam informações como também as produzem, sendo possível percebê-lo também como um espaço para a aprendizagem. Além disto, traçamos as relações existentes entre o conceito de meme e o de memória e como tais peças podem ser compreendidas como fontes para a História. Durante a pesquisa, analisamos memes que circulam no ciberespaço e que têem como referência o período do Brasil Colônia. A escolha desta nomenclatura, certamente anacrônica, no lugar do “América Portuguesa”, reside no fato em como este conteúdo é comumente visto nas aulas de História da Educação Básica. Buscando compreender a dinâmica dos memes a partir de tal recorte temático/cronológico, analisaremos 148 memes, a partir dos conceitos de 1ª e 2ª ordem estabelecidos pelo historiador inglês Peter Lee e através da metodologia de Análise de Conteúdo. Deste modo, haja vista a relevância de temáticas como escravidão, trabalho, resistência, preconceito racial e construção de personagens históricos, suscitadas em muitos dos memes selecionados, apontamos possibilidades para o tratamento destas fontes nas salas de aula além de verificar a tensão entre fonte e historiografia que cada peça midiática ocasiona. É de nosso entendimento que os memes, a partir de uma concepção de documentos históricos e enquanto possuidores de narrativas responsáveis pelo conhecimento histórico e formação de consciência histórica de crianças e jovens, apresentam grande potencial para serem utilizados como material didático em sala de aula.
Abstract: Esta investigación comprende que lenguajes familiares al alumnado, como los memes y también las temáticas socialmente vivas, latentes en la vida de los alumnos y que se refieren a sus problemáticas vivenciadas, deban formar parte del hall de los contenidos a ser contemplados en sala. A partir de esta perspectiva, el trabajo tiene como objetivo comprender la naturaleza de los memes y su papel como fuente para la enseñanza de la historia, así como proponer un constructo para el análisis de estas piezas mediáticas. Por lo tanto, en nuestro recorrido se hizo necesario comprender el ciberespacio como un lugar donde los jóvenes no sólo acceden a informaciones como también las producen, siendo posible percibirlo también como un espacio para el aprendizaje. Además, trazamos las relaciones existentes entre el concepto de meme y el de memoria y cómo tales piezas pueden ser comprendidas como fuentes para la Historia. Durante la investigación analizaremos memes que circulan en el ciberespacio y que tengan como referencia el período del Brasil Colonia. La elección de esta nomenclatura, ciertamente anacrónica, en lugar de la "América portuguesa," radica en el hecho de cómo este contenido se ve comúnmente en las clases de historia de educación básica.la relevancia de temáticas como esclavitud, trabajo, resistencia, prejuicio racial y construcción de personajes históricos, suscitadas en muchos de los memes seleccionados, apuntaremos posibilidades para el tratamiento de estas fuentes en las aulas además de verificar la tensión entre fuente e historiografía que cada pieza mediática ocasiona . Es de nuestro entendimiento que los memes, a partir de una concepción de documentos históricos y como poseedores de narrativas responsables del conocimiento histórico y formación de conciencia histórica de niños y jóvenes, presentan gran potencial para ser utilizados como material didáctico en el aula.
Palavras-chave: Ensino de história
História do Brasil
Mídia social
Meme (internet)
Brasil colonial
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de História
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Citação: CADENA, Sílvio Ricardo Gouveia. Narrativas digitais e a história do Brasil : uma proposição para a análise de memes com temáticas coloniais e seu uso nas aulas de história. 2018. 215 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7808
Data de defesa: 30-Ago-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em História

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