Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7779
Tipo do documento: Tese
Título: Abordagem de questões sociocientíficas : buscando relações entre diferentes modos de pensar e contextos em estudos sobre fármacos e automedicação no ensino de química
Autor: BEZERRA, Bruna Herculano da Silva 
Primeiro orientador: AMARAL, Edenia Maria Ribeiro do
Primeiro membro da banca: MATTOS, Cristiano Rodrigues
Segundo membro da banca: SEPÚLVEDA, Cláudia de Alencar Serra e
Terceiro membro da banca: FERREIRA, Helaine Sivini
Quarto membro da banca: FIRME, Ruth do Nascimento
Resumo: Essa pesquisa de doutorado buscou analisar a abordagem de Questões Sociocientíficas (QSC’s) no ensino de química e as relações entre conhecimentos cotidianos, conhecimentos científicos e contextos, a partir de compromissos epistemológicos, ontológicos e axiológicos implicados nos discursos produzidos em sala de aula. Nesse sentido a investigação foi desenvolvida em três etapas distintas: delimitação do campo de pesquisa, encontros pedagógicos de orientação e planejamento, e, por fim, a aplicação da sequência didática. Na primeira etapa, visitamos as escolas estaduais da cidade de Serra Talhada-PE, em busca de professores que atuassem no ensino de química. Esses professores foram convidados a participar da pesquisa e responder um questionário diagnóstico que tinha como objetivo identificar as concepções e percepções dos professores sobre a abordagem de QSC na sala de aula. Participaram dessa etapa 11 professores. Desses, apenas dois foram escolhidos para a etapa posterior (Jaqueline e João – nomes fictícios). Na segunda etapa, os dois professores escolhidos, participaram de três encontros pedagógicos de orientação e planejamento de uma sequência didática que seria aplicada em uma turma de cada professor. A partir das discussões nos encontros, os professores escolheram o tema “Fármacos e a Saúde Humana”, a turma (3º ano do ensino médio) e elaboramos um esquema de atividades para cada aula, que foi posteriormente, organizado enquanto planejamento pela pesquisadora. Na terceira etapa, aplicamos a sequência didática, com as turmas dos professores, no entanto, por questões de volume dos dados, optamos por analisar mais detalhadamente apenas uma turma, a da professora Jaqueline. Essa turma foi escolhida por apresentar elementos essenciais do ambiente de sala de aula (SADLER, 2011) que favorecem a abordagem de QSC, e pela maior participação dos estudantes ao longo das atividades. Essa etapa de aplicação da sequência didática foi vídeo gravada para posterior transcrição e análise. Nessa etapa, foi aplicado inicialmente um questionário com os estudantes sobre o tema e os conceitos importantes a compreensão do tema que também foi analisado. Em relação aos resultados da primeira etapa, observamos o quanto à abordagem de QSC era pouco conhecida entre os professores. O que aponta para a necessidade de que pressupostos teóricos e metodológicos sobre essas questões sejam trabalhados na formação inicial e continuada. Quanto à segunda etapa, de encontros pedagógicos de orientação e planejamento, por conta da pouca familiaridade com QSC dos professores colaboradores escolhidos, foi necessário para além das dimensões do planejamento trabalhar aspectos teóricos e metodológicos da abordagem. Na terceira etapa, de aplicação da sequência didática, destacamos que: os resultados do questionário diagnóstico aplicado aos estudantes indicam a necessidade de aprofundamentos tanto em relação aos conceitos quanto ao tema proposto. A análise dos episódios da sala de aula demonstrou que no contexto da discussão sobre QSC’s diferentes modos de pensar emergem na fala dos estudantes quando QSC’s são consideradas. E, tais modos de pensar se relacionam tanto a conhecimentos cotidianos quanto científicos imprimindo marcas do contexto que revelam compromissos epistemológicos, ontológicos e axiológicos que evidenciam pontos de vista diversos sobre as QSC’s apresentadas e um processo de negociação de sentidos e significados, no qual os estudantes se apropriam tanto da dimensão científica quanto da dimensão social da problemática.
Abstract: This doctoral research sought a SocioScientific Issues (SSI) approach in the teaching of chemistry and the relations between the daily ones, the scientific and contextual knowledge, the epistemological, ontological and axiological commitments implied in the discourses produced in the classroom. I undertook an investigation in some stages: delimitation of the field of research, pedagogical meetings of orientation and development, and, finally, an application of the didactic sequence. In the first stage, visit the state schools of the city of Serra Talhada - PE, in search of teachers who work in teaching chemistry. This was the diagnosis and the diagnosis of the behavior of the SSI in the classroom. Eleven teachers participated in this stage. Of these, only two were chosen for a later stage (Jaqueline and John - fictitious names). In the second stage, the two teachers were chosen, participated in three pedagogical meetings of orientation and planning of a didactic series that would be applied in a class of each teacher. From the group of discussions, the selected teachers of the theme "Drugs and Human Health", a third year of high school, a scheme of activities is developed for each class, while preparing the researcher. The third stage, we applied the didactic sequence, with the classes of the teachers, however, due to data volume, we chose to analyze in more detail only one class, of the teacher Jaqueline. This group was chosen by the main essential elements of the classroom (SADLER, 2011) that favor the approach of SSI, and by the greater participation of the students throughout the activities. This was an application of the didactic sequence was filmed for subsequent transcription and analysis. At that stage, a questionnaire was published with the same ones on the subject and the important components for the understanding of the subject that also was analyzed. Regarding the results of the first stage, noting how much the SSI approach was somewhat different among teachers. What is to make the theoretical and methodological assumptions about the issues related to initial and continued life. The first step, the orientation and planning pedagogical meetings, due to the familiarity with the SSI of the teachers were the most used, and it was necessary to plan the issues related to the theoretical and methodological aspects of the approach. In the third step, the application of the didactic sequence, which stood out: the results of the diagnostic process were applied to all the students, in order to indicate the objectives in relation to the themes related to the proposed theme. An analysis of the classroom episodes demonstrated the context of the discussion about the different modes of thinking of the SSI. And such modes of thinking relate to both legal and scientific issues, imprinting marks of context that reveal epistemological, ontological, and axiological commitments that evidence points of view about SSI quality and a process of negotiation of meanings and meanings, not Students appropriate both the human dimension and the social dimension of the problem.
Palavras-chave: Ensino de química
Fármaco
Automedicação
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: BEZERRA, Bruna Herculano da Silva. Abordagem de questões sociocientíficas : buscando relações entre diferentes modos de pensar e contextos em estudos sobre fármacos e automedicação no ensino de química. 2018. 289 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7779
Data de defesa: 30-Ago-2018
Aparece nas coleções:Doutorado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bruna Herculano da Silva Bezerra.pdfDocumento principal3,3 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.