Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7728
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCORRÊA FILHO, Ronaldo Jorge-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2331635888344116por
dc.contributor.advisor1SÁTIRO, Caio Veloso-
dc.contributor.advisor-co1MENDONÇA, Conceição Aparecida Soares-
dc.contributor.referee1MENDONÇA, Conceição Aparecida Soares-
dc.contributor.referee2FREIRE, Wellington Romero Serafim-
dc.contributor.referee3BASTOS, Heloisa Flora Brasil Nóbrega-
dc.date.accessioned2018-11-26T12:59:37Z-
dc.date.issued2016-07-08-
dc.identifier.citationCORRÊA FILHO, Ronaldo Jorge. O ensino da velocidade e aceleração instantâneas nas perspectivas escalar e vetorial em movimentos retilíneos : uma proposta para o 1º ano do ensino médio. 2016. 253 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7728-
dc.description.resumoA rejeição à Cinemática, no 1º ano do Ensino Médio, em geral, é expressiva, especificamente, os conteúdos de velocidade e aceleração instantâneas os quais são, frequentemente, negligenciados ou ensinados de forma mecânica no primeiro ano do Ensino Médio. Além da memorização sobre a notação de limites ou regras de derivação sem significado para o aluno, em relação aos conceitos de velocidade e aceleração instantâneas, percebe-se que o foco das aulas e de muitos livros texto de Cinemática do Ensino Médio está em resoluções de questões com exageros matemáticos e vinculadas a situações descentralizadas do cotidiano do aluno. O objetivo geral deste trabalho foi analisar como se deu o processo de aprendizagem dos conteúdos de velocidade e aceleração instantâneas em uma perspectiva escalar e vetorial em movimentos retilíneos, onde foram criadas situações de aprendizagem potencialmente significativas com base na Teoria da Aprendizagem Significativa, que é apropriada para auxiliar tanto o ensino, como as pesquisas sobre o ensino, em particular de conteúdos da Física pertinentes a este trabalho, que norteou a análise dos dados, com os aportes da Aprendizagem Significativa Crítica de Moreira. Os participantes foram alunos dos primeiros anos do Ensino Médio do IFAL, Campus Santana do Ipanema. O ensino se deu através de um curso extracurricular que contou com dezenove encontros, onde diversos registros de dados foram utilizados: entrevistas; pré-testes; fotografias de placas de trânsito; mapas conceituais; atividades avaliativas com consulta; vídeo elaborado por um aluno; rede social WhatsApp; painéis e quadros informativos elaborados pelos alunos; embalagens de diversos produtos; atividades lúdicas; prova final individual e diário de bordo. Como sugestões para trabalhos futuros, apresenta-se aqui o produto que foi desenvolvido neste trabalho tanto para o professor ensinar quanto para o aluno aprender estratégias e situações de aprendizagem que possibilitem a aquisição de significados para aprender a aprender.por
dc.description.abstractThe rejection of the kinematics in the first year of high school is significant in general, specifically the contents of speed and instant acceleration which are often neglected or taught in a mechanical way in the first year of high school. Besides the memorization of the rating limits or the use of derivation rules, meaningless to the students, in relation to the concepts of speed and instant acceleration, it is realized that the focus of the classes and of many kinematics textbooks for high school is on resolutions of calculus with mathematical exaggerations linked to decentralized situations from the student's daily life. The overall aim of this study was to analyze how the learning process of the instant speed and acceleration content in a scalar and vectoring perspective in rectilinear movements happened, as potentially significant learning situations were created based on the Theory of Meaningful Learning, which is suitable to assist both teaching and researching on teaching, in particular the physics contents covered in this research, which guided the data analysis through the critical meaningful learning theory of Moreira. The participants were high school students at IFAL - Campus Santana do Ipanema. Data collection was carried out through an extracurricular course held in nineteen meetings. Several data collection instruments were used: interviews; pretests; photographs of traffic signs; concept maps; evaluation activities with consultation; a video prepared by a student; the social network WhatsApp; panels and bulletin boards prepared by students; packages of various products; recreational activities; individual written test; diaries. As suggestions for future works, we present the product developed in this research both for the teacher to teach and for the students to learn strategies and learning situations that allow the acquisition of meanings to learn how to learn.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2018-11-26T12:59:37Z No. of bitstreams: 1 Ronaldo Jorge Correa Filho.pdf: 4164794 bytes, checksum: 4ca0eefde04a34e17b21607c4a1413cf (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-11-26T12:59:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ronaldo Jorge Correa Filho.pdf: 4164794 bytes, checksum: 4ca0eefde04a34e17b21607c4a1413cf (MD5) Previous issue date: 2016-07-08eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Físicapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de físicapor
dc.subjectCinemáticapor
dc.subjectVelocidade instantâneapor
dc.subjectAceleração instantâneapor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO ensino da velocidade e aceleração instantâneas nas perspectivas escalar e vetorial em movimentos retilíneos : uma proposta para o 1º ano do ensino médiopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ronaldo Jorge Correa Filho.pdfDocumento principal4,07 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.