Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7726
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | SOUZA, Mario de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1032494707929430 | por |
dc.contributor.advisor1 | ARAÚJO, Alberto Einstein Pereira de | - |
dc.contributor.referee1 | SILVA, Ana Paula Teixeira Bruno | - |
dc.contributor.referee2 | TENÓRIO, Alexandro Cardoso | - |
dc.contributor.referee3 | MIRANDA, Antônio Carlos da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-26T12:21:01Z | - |
dc.date.issued | 2016-07-29 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Mario de. A multidisciplinaridade sistêmica como metodologia de ensino : tensão superficial e capilaridade no contexto da biologia. 2016. 140 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns. | por |
dc.identifier.uri | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7726 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho trata do desenvolvimento de uma metodologia para o Ensino de Física numa abordagem multidisciplinar articulando a Física e Biologia, na aprendizagem dos conceitos físicos tensão superficial e capilaridade. Nesse contexto a metodologia de pesquisa é qualitativa e configura-se no estudo de caso e na fenomenológica, cuja compreensão analítica da mesma revelou que houve contributos da Biologia para construção dos conceitos físicos tensão superficial e capilaridade. Os resultados dessa análise também apontaram que houve criação de percepções e de representações do objeto físico, quando o mesmo fora, não só trabalhado no contexto da Biologia, mas também numa teia de relações que envolveram os estudantes quanto aos aspectos sociais e culturais junto de suas experiências de vida para a formação de seus modelos. | por |
dc.description.abstract | This work treats the development of a methodology for Physics Teaching in a multidisciplinary articulating Physics and Biology, in the learning physical concepts surface tension and capillary. In this context the research methodology is qualitative and configures in the case study and the phenomenological, whose analytical understanding of it revealed that there were contributions from Biology to construction of physical concepts surface tension and capillary. The results of this analysis also showed that there was creation of perceptions and representations of the physical object, when it was not only worked in the context of Biology, but also in a network of relationships involving students about the social and cultural aspects along its life experiences to the formation of its models. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2018-11-26T12:21:01Z No. of bitstreams: 1 Mario de Souza.pdf: 1850861 bytes, checksum: b8205113c1650938750e50a2ff858a5f (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-11-26T12:21:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Mario de Souza.pdf: 1850861 bytes, checksum: b8205113c1650938750e50a2ff858a5f (MD5) Previous issue date: 2016-07-29 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural de Pernambuco | por |
dc.publisher.department | Departamento de Física | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFRPE | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF) | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Ensino de física | por |
dc.subject | Tensão superficial | por |
dc.subject | Capilaridade | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | A multidisciplinaridade sistêmica como metodologia de ensino : tensão superficial e capilaridade no contexto da biologia | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Mario de Souza.pdf | Documento principal | 1,81 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.