Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7724
Tipo do documento: Dissertação
Título: Tecendo relações entre a atividade de mediação e as aprendizagens do público na exposição do Manguezal no Espaço Ciência
Autor: MARQUES, Thayana Patrícia da Silva 
Primeiro orientador: FERREIRA, Helaine Sivini
Primeiro membro da banca: AMARAL, Edenia Maria Ribeiro do
Segundo membro da banca: ARAÚJO, Monica Lopes Folena
Terceiro membro da banca: FRANÇA, Suzane Bezerra de
Resumo: O objetivo desta pesquisa consistiu em tecer relações entre a atividade de mediação e a aprendizagem do público escolar durante a exposição do Manguezal Chico Science no museu interativo Espaço Ciência em Olinda - Pernambuco. Partindo do pressuposto que a aprendizagem ocorre através do diálogo entre os indivíduos e entre estes e o ambiente, utilizamos o arcabouço teórico metodológico Resultados Genéricos da Aprendizagem (RGA) para mapear as aprendizagens do público e dos monitores. O delineamento da pesquisa foi balizado numa abordagem qualitativa cujo percurso metodológico perpassa pela pesquisa exploratória e descritiva. Como procedimentos metodológicos, utilizamos a observação para compreender a dinâmica das mediações, além disso, adotamos a audiogravação das mediações com intuito de identificar as dimensões da aprendizagem dos monitores. Com relação ao público utilizamos a entrevista com objetivo de verificar as aprendizagens mobilizadas por eles ao término de cada mediação. A construção e análise dos dados foram elaborados a partir dos RGA no sentido de verificar as dimensões da aprendizagem propostas por esse aporte, que são: conhecimento e compreensão, habilidades, atitudes e valores, prazer, inspiração e criatividade e ação, comportamento e progressão. Os resultados da pesquisa apontaram para o desenvolvimento das múltiplas aprendizagens mobilizadas tanto pelos monitores, quanto pelo público. Em relação, as relações estabelecidas entre a aprendizagem dos visitantes, a dimensão conhecimento e compreensão foi mobilizada com maior frequência pelas monitoras, no entanto, a dimensão mais valorizada pelos visitantes é a de prazer, inspiração e criatividade.
Abstract: The objective of this research was to weave relations between the mediation activity and the learning of the school public during the Mangrove Chico Science exhibition at the interactive Science Space museum in Olinda - Pernambuco. Based on the assumption that learning occurs through dialogue between individuals and between the individuals and the environment, we use the theoretical methodological framework Generic Learning Outcomes (GLOs) to map the learning of the public and the monitors. The design of the research was based on a qualitative approach whose methodological course runs through the exploratory and descriptive research. As methodological procedures, we use observation to understand the dynamics of mediations, in addition, we adopt mediation audiogravation in order to identify the learning dimensions of the monitors. With regard to the public, we used the interview to verify the learning they mobilized at the end of each mediation. The construction and analysis of the data were elaborated from the GLO in order to verify the dimensions of learning proposed by this contribution, which are: knowledge and understanding, skills, attitudes and values, pleasure, inspiration and creativity and action, behavior and progression. The research results pointed to the development of the multiple learning mobilized by both the monitors and the public. In relation, the relations established between the learning of the visitors, the dimension knowledge and understanding was mobilized more frequently by the monitors, nevertheless, the dimension most valued by the visitors is the one of pleasure, inspiration and creativity.
Palavras-chave: Museu de ciência
Educação não formal
Ensino-aprendizagem
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: MARQUES, Thayana Patrícia da Silva. Tecendo relações entre a atividade de mediação e as aprendizagens do público na exposição do Manguezal no Espaço Ciência. 2018. 201 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7724
Data de defesa: 13-Ago-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Thayana Patricia da Silva Marques.pdfDocumento principal1,71 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.