Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7607
Tipo do documento: Dissertação
Título: A identidade racial a partir de um grupo de crianças da educação infantil na rede municipal do Recife
Autor: MENDES, Marília Silva 
Primeiro orientador: LYRA, Pompéia Villachan
Primeiro coorientador: BOTELHO, Denise Maria
Primeiro membro da banca: VASCONCELLOS, Vera Maria Ramos de
Segundo membro da banca: GOMES, Cláudia Roberta de Araújo
Terceiro membro da banca: SIMÕES, Patrícia Maria Uchôa
Resumo: Essa pesquisa está voltada para a temática da educação para as relações étnico-raciais na educação infantil e pretende investigar como crianças de cinco a seis anos de instituições de educação infantil da prefeitura da cidade do Recife (PE) fazem sua identificação étnico-racial, de modo a contribuir para a formação da sua identidade. Buscamos também compreender se e como a instituição favorece a construção dessa identificação. Caracteriza-se por uma pesquisa qualitativa em que se utilizou como suportes de investigação os desenhos infantis, as notas de campo, a videografia e a análise microgenética. Os achados da pesquisa revelaram que as crianças realizavam a sua identificação racial e a do outro por meio das características fenotípicas individuais, utilizando para tal, o vocábulo racial, como os termos branco, negro, moreno. Identificamos, ainda, que, a identificação racial negra apresentada pelas crianças, em algumas situações, estava carregada de uma significação negativa e permeada por sentimentos negativos, como angústia, agressividade e constrangimento. A valorização e a preferência da identidade racial branca também foram a tônica de algumas situações vivenciadas. Ficou claro, também, que o modo como a família trata a questão da identidade racial reverbera nas atitudes adotadas pelas crianças sobre essa questão.
Abstract: This research is focused on the theme of education for ethnic-racial relations in early childhood education and intends to investigate how children five to six years old of educational institutions of the city of Recife (PE) perfom their ethnic-racial identification, to contribute to their identity formation. We also try to understand if and how the institution favors the construction of this identification. It is characterized as a qualitative research and uses as research supports children's drawings, field notes, videography and microgenetic analysis. The findings revealed that the children that children identified themselves racially and the other through individual phenotypic characteristics, using such racial terms as white, black, dark. It was also identified that the black racial identification presented by the children, in some situations, was charged in a negative meaning and permeated by negative feelings such as anxiety, aggression and embarrassment. The valuing and preference of white racial identity was also the keynote of some situations experienced. It was clear, too, that the way the family deals with the issue of racial identity reverberates in the attitudes adopted by the children on this issue.
Palavras-chave: Educação infantil
Identidade racial
Relação étnico-racial
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: UFRPE - FUNDAJ
Programa: Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades
Citação: MENDES, Marília Silva. A identidade racial a partir de um grupo de crianças da educação infantil na rede municipal do Recife. 2016. 158 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7607
Data de defesa: 4-Jul-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Culturas e Identidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marilia Silva Mendes.pdfDocumento principal2,68 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.