Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7597
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCORDEIRO, Wandegreice Santana-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4969864584778715por
dc.contributor.advisor1PERES, Flávia Mendes de Andrade e-
dc.contributor.referee1PERES, Flávia Mendes de Andrade e-
dc.contributor.referee2SILVA, Ivanda Maria Martins-
dc.contributor.referee3SIMÕES, Patrícia Maria Uchôa-
dc.date.accessioned2018-09-25T14:20:31Z-
dc.date.issued2017-03-27-
dc.identifier.citationCORDEIRO, Wandegreice Santana. Internet e práticas sociais : identidades e “vozes surdas” em comunidades virtuais. 2017. 136 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7597-
dc.description.resumoEsta pesquisa se propõe a analisar práticas sociais de surdos e daqueles que carregam as vozes sociais dos surdos, no ambiente virtual da internet, especificamente em redes sociais. O objetivo foi compreender regularidades nessas práticas que podem potencializar ou limitar o jogo de vozes que lutam socialmente pela inclusão e reconhecimento das identidades surdas. Para tanto, alguns conceitos centrais são aprofundados ao longo da pesquisa: práticas sociais; redes sociais; discurso; dialogismo; identidades. Esses são os eixos norteadores em torno dos quais conduzimos a discussão. Sustentamos como ponto congruente a perspectiva histórico cultural, da escola de Vigotski (1998; 2000; 2005) e Bahktin (1994; 2004) que considera as raízes sociais, culturais e políticas do indivíduo enquanto sujeito de ação. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, cuja metodologia realizou-se através de etnografia virtual, com observação participante em grupos de uma rede social na internet, os quais abordam temáticas relacionadas à surdez. Através da análise dialógica do discurso, foi possível verificar as tensões e os movimentos existentes entre vozes nos enunciados, em postagens e comentários, para compreensão de possíveis regularidades discursivas que favorecem/desfavorecem práticas inclusivas à pessoa surda e sua identidade. Concluímos que não há uma centralidade cultural surda, pois os discursos apontam e manifestam uma heterogeneidade identitária carregada de vozes sociais.por
dc.description.abstractEsa pesquisa se propone a analizar prácticas sociales de sordos y de aquellos que llevan las voces sociales de los sordos, en el ambiente virtual de la internet, específicamente en redes sociales. El objetivo fue comprender regularidades en esas prácticas que pueden potencializar o limitar el juego de voces que luchan socialmente por la inclusión y reconocimiento de identidades sordas. Para tanto, algunos conceptos centrales son profundizados al ancho de la pesquisa: prácticas sociales; redes sociales; discurso; dialogismo; identidades. Esos son los ejes rectores acerca de los cuales conducimos la discusión. Sustentamos como punto congruente la perspectiva histórico cultural, de la escuela de Vigotski (1998; 2000; 2005) e Bahktin (1994; 2004), que considera las raíces sociales, culturales e políticas del individuo en cuanto sujeto de la acción. Es una pesquisa de naturaleza cualitativa, cuja metodología fue realizada a través de etnografía virtual, con observación participante en grupos de una red social en la internet, los cuales abordan temáticas relacionadas a la sordera. A través de la análisis dialógica del discurso, fue posible verificar las tensiones e los movimientos existentes entre voces en los enunciados, en mensajes e comentarios, para comprensión de posibles regularidades discursivas que favorecen/desfavorecen prácticas inclusivas a la persona sorda e su identidad. Llegamos a la conclusión de que no existe una centralidad cultural de los sordos, porque el discurso apunta una heterogeneidad cargada de identidad de voces sociales.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2018-09-25T14:20:31Z No. of bitstreams: 1 Wandegreice Santana Cordeiro.pdf: 3177021 bytes, checksum: 85fea31cf27355c79aecdbed8b2551bb (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-09-25T14:20:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Wandegreice Santana Cordeiro.pdf: 3177021 bytes, checksum: 85fea31cf27355c79aecdbed8b2551bb (MD5) Previous issue date: 2017-03-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentUFRPE - FUNDAJpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidadespor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPrática socialpor
dc.subjectRede socialpor
dc.subjectDeficiente auditivopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleInternet e práticas sociais : identidades e “vozes surdas” em comunidades virtuaispor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Culturas e Identidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Wandegreice Santana Cordeiro.pdfDocumento principal3,1 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.