Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7574
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A contribuição do Museu Elísio Caribé na valorização da preservação patrimonial e educação em duas escolas estaduais do município de Belém do São Francisco - PE : extramuros, uma viagem ao Museu Elísio Caribé |
Autor: | VASCONCELOS, Marcos Antônio Alves de ![]() |
Primeiro orientador: | OLIVEIRA, Ana Lúcia do Nascimento |
Primeiro membro da banca: | OLIVEIRA, Ana Lúcia do Nascimento |
Segundo membro da banca: | MENEZES, Jeannie da Silva |
Terceiro membro da banca: | CUNHA, Kátia Silva |
Resumo: | Esta pesquisa tem como perspectiva a análise da importância do museu Elísio Caribé na formação da identidade cultural do povo de Belém do São Francisco (PE), o que justifica a sua inserção na escola como ferramenta didática, permitindo uma maior compreensão do espectro histórico da comunidade. A pesquisa analisa a execução do projeto “Extramuros”, de autoria do autor, aplicado no museu Elísio Caribé em parceria entre CESVASF e escolas públicas municipais, mas que participaram do projeto em todas as etapas e na execução. A pesquisa conta com o relato de caso, e metodologicamente constitui-se de natureza mista, envolvendo aspectos qualitativos e quantitativos. A pesquisa concluiu que o museu Elísio Caribé é uma ferramenta de resgate e proteção do patrimônio local, o que justifica sua inserção no contexto educacional para a criação de uma identidade cultural direcionada aos jovens e adolescentes, sendo seus resultados práticos comprovada pela evolução das médias nos índices oficiais. |
Abstract: | This research aims at analyzing the importance of the Elísio Caribé museum in the formation of the cultural identity of the people of Belém do São Francisco (PE), which justifies their inclusion in the school as an educational tool, allowing a greater understanding of the historical spectrum of the community . The research analyzes the execution of the project "Extramuros", authored by the author, applied in the museum Elísio Caribé in partnership between CESVASF and municipal public schools, but that participated in the project in all stages and in the execution. The research counts on the case report, and methodologically it is of a mixed nature, involving qualitative and quantitative aspects. The research concluded that the Elísio Caribé museum is a tool for the rescue and protection of local heritage, which justifies its insertion in the educational context for the creation of a cultural identity aimed at young people and adolescents, and its practical results are proven by the evolution of the averages in official indices. |
Palavras-chave: | Museu Identidade cultural Educação patrimonial |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal Rural de Pernambuco |
Sigla da instituição: | UFRPE |
Departamento: | Departamento de História |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em História |
Citação: | VASCONCELOS, Marcos Antônio Alves de. A contribuição do Museu Elísio Caribé na valorização da preservação patrimonial e educação em duas escolas estaduais do município de Belém do São Francisco - PE : extramuros, uma viagem ao Museu Elísio Caribé. 2018. 124 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7574 |
Data de defesa: | 23-Fev-2018 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Marcos Antonio Alves de Vasconcelos.pdf | Documento principal | 2,98 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.