Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7498
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSOUZA, Joseane Maria da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9894111486201141por
dc.contributor.advisor1SANTIAGO, Mônica Maria Lins-
dc.contributor.referee1ARAÚJO, Abraão Juvêncio de-
dc.contributor.referee2NASCIMENTO, Ross Alves do-
dc.contributor.referee3LIMA, Anna Paula de Avelar Brito-
dc.date.accessioned2018-09-03T12:31:17Z-
dc.date.issued2012-02-29-
dc.identifier.citationSOUZA, Joseane Maria da Silva. Álgebra escolar na EJA : análise de uma sequência de aulas do Programa Gestar II. 2012. 91 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7498-
dc.description.resumoNeste estudo buscou-se analisar em que medida uma sequência de aulas, presente no material do Programa GESTAR II, favoreceua aprendizagem dos conceitos algébricos fundamentais, em uma turma da EJA, fase IV. Além disso, o estudo procurou identificar que tipos de atividades algébricas abordadas pelo Programa contribuíram para a aprendizagem dos estudantes da EJA. O estudo foi realizado com estudantes na faixa etária entre 18 a 60 anos, de ambos os sexos, de uma escola da rede pública estadual em Pernambuco. Foi utilizado como instrumento de pesquisa o diário de campo e recolhido todosos registrosrealizados pelos estudantesdurante a aplicação da sequência de aulas. De início, percebeu-seque os estudantes responderam bem a modelos previamente estabelecidos, assim como, resolução de equações através do “método da equivalência” e através do “método de esconder”. Quando se trata de situações-problema, os estudantes, em sua maioria, ou criam estratégias de resolução que não chegam a uma solução adequada, ou simplesmente não respondem o problema. A análise da pesquisa foi realizada através de dois testes diagnósticos, um inicial e outro final. Os resultados obtidos indicaram um avanço quando comparado os testes diagnósticos, mas, não é suficiente para leva a conclusão de um avanço do nível de aprendizagem desses estudantes.por
dc.description.abstractThis study aimed to examine the extent to which a sequence of classes, present in the material gestating ProgramII, favored the learning of basic algebraic concept sinan adult education class, stage IV. Furthermore, the study sought to identify what types of activities addressed by the algebraic program contributed to students' learning of adult education.The study was conducted with student saged 18-60 years,of both sexes, a school o fpublic schools in Pernambuco. Was usedas a research toolfield diaryand collectedall the records made by students during the application of the following classes. At first, he realized that students responded well to the previously established models, as well as solving equations using the"equity method" and through"method of hiding." When it comes to problem situations, students mostly, or creates solving strategies that do notre a chanappropriate solution, or simpl ydo not respondto the problem. There search analysis was performed using two diagnostic tests, aninitialand a final. The results showedan improvement when compared diagnostic tests, but is not sufficient tolead to the conclusion of an advance level oflearning of these students.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2018-09-03T12:31:17Z No. of bitstreams: 1 Joseane Maria da Silva Souza.pdf: 1904331 bytes, checksum: d454f8933e2056ec94f2bf9a6206af01 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-09-03T12:31:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Joseane Maria da Silva Souza.pdf: 1904331 bytes, checksum: d454f8933e2056ec94f2bf9a6206af01 (MD5) Previous issue date: 2012-02-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de matemáticapor
dc.subjectÁlgebrapor
dc.subjectEducação de jovens e adultospor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleÁlgebra escolar na EJA : análise de uma sequência de aulas do Programa Gestar IIpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Joseane Maria da Silva Souza.pdfDocumento principal1,86 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.