Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7472
Tipo do documento: Dissertação
Título: Atividades experimentais de química numa perspectiva de ensino por situação-problema para alunos iniciantes do curso de medicina veterinária
Autor: LUCENA, Rosangela Maria da Silva 
Primeiro orientador: CAMPOS, Angela Fernandes
Primeiro coorientador: SOUZA, Sandra Rodrigues de
Primeiro membro da banca: SOARES, Anísio Francisco
Segundo membro da banca: SILVA, Suely Alves da
Terceiro membro da banca: LIMA, Analice de Almeida
Resumo: Este trabalho de caráter investigativo foi realizado a partir de uma estratégia didática que se intitula Situação-problema (SP) e visou facilitar o entendimento do tema ‘Reações Químicas’ no 1º período do curso de Medicina Veterinária desta Instituição de ensino. Foram seguidas as orientações de Meirieu (1998) que trabalha a SP para Reações Químicas que acontecem com liberação de gás e formação de precipitado, entre outros casos. Na intervenção foram feitas 3 atividades experimentais com questões pertinentes ao tema Reações Químicas para ajudarem os alunos na resolução da SP. Foi aplicado um questionário para obter as concepções prévias dos alunos (avaliação diagnóstica) e um outro questionário/entrevista aplicado aos professores que lecionam no curso de Medicina Veterinária para saber qual a importância da disciplina Análise Química Veterinária (AQV) em relação às disciplinas desses mesmos professores. Também foram trabalhadas questões das atividades experimentais (avaliação formativa) e respostas para a SP (avaliação somativa) sendo tudo registrado em gravador de áudio MP3 e vídeo filmadora. De acordo com os resultados nota-se uma significativa melhora quanto às concepções prévias dos alunos e também que as atividades experimentais muito contribuíram no processo ensino-aprendizagem, sobretudo, para as operações mentais desenvolvidas durante os experimentos. Quanto à aplicação da SP, sempre em grupos, seguindo as teorias de Piaget e Vygotsky, observou-se que o conteúdo Reações Químicas foi bem melhor assimilado facilitando sobremaneira este entendimento conforme sinalizam os resultados obtidos. Convém ressaltar que tal estratégia aplicada nesse trabalho, pode também ser utilizada em outros temas pertinentes ao curso de Medicina Veterinária como sejam nas áreas de Fisiologia, Nutrição Animal entre outras.
Abstract: This investigative work was carried out from a teaching strategy which is entitled Situation-Problem, aimed in favor the understanding of the subject Chemical Reactions in the first period of the course of Veterinary Medicine in this institution. Guidelines being followed came from Meirieu (1998) SP in work for chemical reactions that occur with release of gas and precipitate formation, among other cases. In the intervention were performed three experimental activities with issues regarding to the subject Chemical Reactions to assist students in solving the SP. We started from a questionnaire for the students' previous conceptions (diagnostic evaluation) and another questionnaire / interview was applied to teachers who teach in the course of Veterinary Medicine to find out the importance of discipline Veterinary Chemical Analysis in relation to the discipline of this same teachers. Also another issues had been taken in consideration such as experimental activities (formative evaluation) and responses to SP (summative evaluation). They were all recorded on MP3 audio recorder and video recorder. According to the results it can be noticed a significant improvement regarding the previous conceptions of students and also that experimental activities have contributed greatly in the teaching-learning process, especially to the cognitive development of the application of SP to the students. According to the application of SP, always in groups, following the theories of Piaget and Vygotsky, it was observed that the content of Chemical Reactions was better assimilated and that made easier to process the understanding of the results. Its also relevant to mention that the strategy applied (SP) in this work can also be used in other subjects relevants to the course of Veterinary Medicine in areas such as Physiology and Animal Nutrition, among others.
Palavras-chave: Situações-problema
Ensino de química
Ensino-aprendizagem
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: LUCENA, Rosangela Maria da Silva. Atividades experimentais de química numa perspectiva de ensino por situação-problema para alunos iniciantes do curso de medicina veterinária. 2010. 123 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7472
Data de defesa: 27-Ago-2010
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rosangela Maria da Silva Lucena.pdfDocumento principal788,9 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.