Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7456
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | MELO, Énery Gislayne de Sousa | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2653085378828449 | por |
dc.contributor.advisor1 | BASTOS, Heloisa Flora Brasil Nóbrega | - |
dc.contributor.advisor-co1 | BACHTOLD, Manuel | - |
dc.contributor.referee1 | SILVA, Ana Paula Bispo da | - |
dc.contributor.referee2 | MIRANDA, Antonio Carlos da Silva | - |
dc.contributor.referee3 | TENORIO, Alexandro Cardoso | - |
dc.contributor.referee4 | JÓFILI, Zélia Maria Soares | - |
dc.date.accessioned | 2018-08-24T12:57:58Z | - |
dc.date.issued | 2016-08-04 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Énery Gislayne de Sousa. A natureza da ciência na formação inicial de professores de física : contribuições do teatro científico-experimental. 2016. 177 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. | por |
dc.identifier.uri | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7456 | - |
dc.description.resumo | A inclusão da Natureza da Ciência (NdC) nos cursos de licenciatura vem sendo indicada para uma formação de professores mais reflexiva sobre a Ciência e suas aplicações. Nesse contexto, são discutidas quais abordagens poderiam propiciar um trabalho mais efetivo nas salas de aulas. Esta pesquisa apresenta uma proposta de abordagem aos aspectos da Natureza da Ciência, articulados aos conteúdos da Física Quântica, o Princípio da Incerteza e o Princípio da Complementaridade, a partir de um novo tipo de teatro, o Teatro Científico-Experimental (TCE). Esse tipo de teatro foi constituído, baseando-se nas concepções de ensino-aprendizagem de George Kelly, a Teoria dos Construtos Pessoais e nas características do teatro de Bertolt Brecht. Participaram do estudo oito estudantes do curso de Licenciatura em Física. A análise dos resultados evidenciaram quatro aspectos da NdC que emergiram, de forma mais explícita, das discussões dos estudantes: Subjetividade Científica; Modelo/Representação; Papel do Questionamento no Desenvolvimento da Ciência e Conhecimento Científico Socialmente e Culturalmente Incorporado. Além disso, o TCE promoveu uma maior interação entre os estudantes, motivando-os e despertando seu interesse pela atividade. | por |
dc.description.abstract | La introduction de la Nature de la Science dans les cours a été souligné pour une formation des enseignants plus réfléchissant sur la science et ses applications. Dans ce contexte, ils sont discutées les approches qui pourraient fournir un travail plus efficace dans la salle de classe. Cette recherche présente une proposée pour approche des aspects de la nature de la science, liée au contenu Physique Quantique, le Principe d'Incertitude et le Principe de la Complémentarité, a partir d'un nouveau genre de théâtre, le Théâtre Scientifique et Expérimentale (TSE). Ce type de théâtre a été basée sur les conceptions de l'enseignement et l'apprentissage de George Kelly, la Théorie des Construits Personnelles et les caractéristiques du théâtre de Bertolt Brecht. Huit étudiantes ont participé à cette étude. Nous pouvons identifié, a partir de las discussions des étudiantes quatre aspects de la Nature de la Science : subjectivité scientifique; modèle / représentation; le rôle du interrogatoire pour le développement de la science ; la connaissance scientifique est socialement et culturellement intégré. En outre, le TSE promu une plus grande interaction entre les étudiantes et suscité l'intérêt. | fra |
dc.description.provenance | Submitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2018-08-24T12:57:58Z No. of bitstreams: 1 Enery Gislayne de Sousa Melo.pdf: 3354007 bytes, checksum: 7adf012199d45eb72c457cd704913125 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-08-24T12:57:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Enery Gislayne de Sousa Melo.pdf: 3354007 bytes, checksum: 7adf012199d45eb72c457cd704913125 (MD5) Previous issue date: 2016-08-04 | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural de Pernambuco | por |
dc.publisher.department | Departamento de Educação | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFRPE | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Natureza da ciência | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Professor de física | por |
dc.subject | Teatro | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | A natureza da ciência na formação inicial de professores de física : contribuições do teatro científico-experimental | por |
dc.type | Tese | por |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Ensino das Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Enery Gislayne de Sousa Melo.pdf | Documento principal | 3,28 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.