Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7456
Tipo do documento: | Tese |
Título: | A natureza da ciência na formação inicial de professores de física : contribuições do teatro científico-experimental |
Autor: | MELO, Énery Gislayne de Sousa ![]() |
Primeiro orientador: | BASTOS, Heloisa Flora Brasil Nóbrega |
Primeiro coorientador: | BACHTOLD, Manuel |
Primeiro membro da banca: | SILVA, Ana Paula Bispo da |
Segundo membro da banca: | MIRANDA, Antonio Carlos da Silva |
Terceiro membro da banca: | TENORIO, Alexandro Cardoso |
Quarto membro da banca: | JÓFILI, Zélia Maria Soares |
Resumo: | A inclusão da Natureza da Ciência (NdC) nos cursos de licenciatura vem sendo indicada para uma formação de professores mais reflexiva sobre a Ciência e suas aplicações. Nesse contexto, são discutidas quais abordagens poderiam propiciar um trabalho mais efetivo nas salas de aulas. Esta pesquisa apresenta uma proposta de abordagem aos aspectos da Natureza da Ciência, articulados aos conteúdos da Física Quântica, o Princípio da Incerteza e o Princípio da Complementaridade, a partir de um novo tipo de teatro, o Teatro Científico-Experimental (TCE). Esse tipo de teatro foi constituído, baseando-se nas concepções de ensino-aprendizagem de George Kelly, a Teoria dos Construtos Pessoais e nas características do teatro de Bertolt Brecht. Participaram do estudo oito estudantes do curso de Licenciatura em Física. A análise dos resultados evidenciaram quatro aspectos da NdC que emergiram, de forma mais explícita, das discussões dos estudantes: Subjetividade Científica; Modelo/Representação; Papel do Questionamento no Desenvolvimento da Ciência e Conhecimento Científico Socialmente e Culturalmente Incorporado. Além disso, o TCE promoveu uma maior interação entre os estudantes, motivando-os e despertando seu interesse pela atividade. |
Abstract: | La introduction de la Nature de la Science dans les cours a été souligné pour une formation des enseignants plus réfléchissant sur la science et ses applications. Dans ce contexte, ils sont discutées les approches qui pourraient fournir un travail plus efficace dans la salle de classe. Cette recherche présente une proposée pour approche des aspects de la nature de la science, liée au contenu Physique Quantique, le Principe d'Incertitude et le Principe de la Complémentarité, a partir d'un nouveau genre de théâtre, le Théâtre Scientifique et Expérimentale (TSE). Ce type de théâtre a été basée sur les conceptions de l'enseignement et l'apprentissage de George Kelly, la Théorie des Construits Personnelles et les caractéristiques du théâtre de Bertolt Brecht. Huit étudiantes ont participé à cette étude. Nous pouvons identifié, a partir de las discussions des étudiantes quatre aspects de la Nature de la Science : subjectivité scientifique; modèle / représentation; le rôle du interrogatoire pour le développement de la science ; la connaissance scientifique est socialement et culturellement intégré. En outre, le TSE promu une plus grande interaction entre les étudiantes et suscité l'intérêt. |
Palavras-chave: | Natureza da ciência Formação de professores Professor de física Teatro |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal Rural de Pernambuco |
Sigla da instituição: | UFRPE |
Departamento: | Departamento de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências |
Citação: | MELO, Énery Gislayne de Sousa. A natureza da ciência na formação inicial de professores de física : contribuições do teatro científico-experimental. 2016. 177 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7456 |
Data de defesa: | 4-Ago-2016 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Ensino das Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Enery Gislayne de Sousa Melo.pdf | Documento principal | 3,28 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.