Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7431
Tipo do documento: Dissertação
Título: Exposição dengue : investigando as aprendizagens mobilizadas em museu de ciência
Autor: LEMOS, Felipe Costa 
Primeiro orientador: FERREIRA, Helaine Sivini
Primeiro membro da banca: FERREIRA, Helaine Sivini
Segundo membro da banca: FRANÇA, Suzane Bezerra de
Terceiro membro da banca: MIRANDA, Antônio Carlos da Silva
Resumo: Este trabalho se baseia em uma análise que utiliza como instrumento de pesquisa o arcabouço teórico-metodológico dos Resultados Genéricos da Aprendizagem (RGA), com ênfase na dimensão das Habilidades. A partir da importância do museu de ciência para a educação, é que nos preocupamos com a forma com a qual a mediação do conhecimento é realizada dentro das exposições realizadas nesses espaços e por isso, utilizaremos as dimensões dos RGA para investigar as aprendizagens mobilizadas pelos mediadores durante os momentos de mediação. Esse estudo teve cunho essencialmente qualitativo, utilizando de estratégias que o identifica como sendo do tipo etnográfico e foi realizado na Exposição Dengue, no Espaço Ciência, localizado em Olinda – PE, que utilizou como sujeito da pesquisa uma monitora graduanda em Licenciatura em Ciências Biológicas. Além disso, a construção dos dados envolveu a observação etnográfica e videogravações de três momentos de mediação com grupos distintos (um escolar e dois formados por famílias) que foram analisados tomando como base quatro dimensões do RGA desenvolvidas a partir da ação, que são: conhecimento e compreensão; atitudes e valores; prazer, inspiração e criatividade e habilidades. Os resultados dessa pesquisa indicaram que várias ações características de cada uma dessas dimensões emergiu ao longo de cada uma das mediações observadas, e que por isso, os RGA podem ser utilizados como alternativa para aferir as aprendizagens mobilizadas por mediadores dentro dos espaços museais. A parir desses resultados, esperamos contribuir com os atuais e futuros estudos que versem sobre a formação de mediadores dentro desses espaços.
Abstract: This work is based on the theoretical-methodological framework of Generic Results of Learning (GRL) analysis as research tool, with emphasis on skills dimension. Considering the museum of science valorous to education, we are concerned with the way of knowledge mediation is carried out within the expositions in these spaces and therefore, was used the GRL dimensions to investigate the learning mobilized by the mediators in the mediation´s moments. This study was essentially qualitative, using strategies to identify it as being of the ethnographic type and was carried out at the Dengue exhibition, in the Espaço Ciência, located in Olinda - PE, using as research subject a graduate student in Biological Sciences. In addition, the data construction involved ethnographic observation and videotapes of three mediation moments with distinct groups (one scholar and two formed by families) that were analyzed based on four dimensions of GRL developed from the action, which are: knowledge and understanding; attitudes and values; pleasure, inspiration and, creativity and skills. The research results indicate that several actions characteristic of each of these dimensions emerged up during each of the mediations observed, and that therefore the GRL can be used as an alternative to measure the learning mobilized by mediators within the museum spaces. In light of these results, we hope to contribute with current and future studies on the formation of mediators within these spaces.
Palavras-chave: Museu de ciência
Dengue
Aprendizagem mobilizada
Mediação do conhecimento
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: LEMOS, Felipe Costa. Exposição dengue : investigando as aprendizagens mobilizadas em museu de ciência. 2016. 130 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7431
Data de defesa: 31-Ago-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Felipe Costa Lemos.pdfDocumento principal889,84 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.