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http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7430
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | FREITAS, Júlio César Rufino de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0436066053673876 | por |
dc.contributor.advisor1 | FARIAS, Carmen Roselaine de Oliveira | - |
dc.contributor.referee1 | ALBRECHT, Mirian Pacheco Silva | - |
dc.contributor.referee2 | NOVENA, Nadia Patrizia | - |
dc.contributor.referee3 | AMARAL, Edenia Maria Ribeiro do | - |
dc.date.accessioned | 2018-08-17T13:49:52Z | - |
dc.date.issued | 2017-02-24 | - |
dc.identifier.citation | FREITAS, Júlio César Rufino de. Tecendo a vida com fios de lembranças : discursos sobre sexualidade de professores(as) de ciências. 2017. 181 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. | por |
dc.identifier.uri | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7430 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho aborda a sexualidade como um constructo social, um fenômeno relacionado a diversos contextos sócio-históricos e culturais ligados a estratégias de poder-saber sobre o sexo. Problematiza discursos de sexualidade no ensino ciências e investiga trajetória de professores(as) de ciências no trato desse debate na prática docente. A questão que orientou a pesquisa foi a seguinte: quais são os discursos de sexualidade presentes nas narrativas de professores(as) de ciência de uma escola pública de ensino fundamental do estado de Pernambuco? O objetivo foi analisar os discursos de sexualidade presentes nas narrativas de cinco professores(as) de ciências, buscando descrever suas lembranças e histórias de vida referentes à sexualidade e compreender como as experiências pessoais com a sexualidade repercutem no trabalho docente com este tema. Para isso, utilizamos a narrativa como via de acesso aos discursos de sexualidade, tecendo fios de sentidos sobre o contexto investigado, lembranças do ontem e do hoje. Por meio de entrevistas individuais com os(as) participantes, construímos nosso tecido, entrelaçando vidas, singularidades e contextos plurais. As narrativas nos conduziram a perceber variadas maneiras de vivenciar/experimentar a sexualidade na família enquanto filhos, na escola enquanto estudantes e no processo educativo enquanto professores(as) de ciências. Os resultados são apresentados em forma de episódios que se entrelaçam a reflexões e problematizam as formas tradicionais de abordagem desta temática no ensino de ciências. Constatamos que a prática do professor de ciências com o tema da sexualidade na escola depende das histórias de vida e da formação profissional, fato que não pode ser ignorado no campo educacional e de formação docente. | por |
dc.description.abstract | This work approaches sexuality as a social construct, a phenomenon related to several socio-historical and cultural contexts linked to power-knowledge strategies about sex. Problematizes sexuality discourses in teaching science and traces science teachers in the treatment of this debate in teaching practice. The question that guided the research was: what are the discourses of sexuality present in the narratives of science teachers of a public elementary school in the state of Pernambuco? The objective was to analyze the sexuality discourses present in the narratives of five science teachers, trying to describe their memories and life histories related to sexuality and to understand how personal experiences with sexuality have repercussions on the teaching work with this theme. For this, we use the narrative as a way of accessing sexuality discourses, weaving threads of meanings about the context investigated, memories of yesterday and today. Through individual interviews with the participants, we construct our fabric, intertwining lives, singularities and plural contexts. The narratives led us to perceive varied ways of experiencing sexuality in the family as children, in school as students and in the educational process as teachers of science. The results are presented in the form of episodes that are intertwined with reflections and problematize the traditional ways of approaching this theme in science teaching. We found that the practice of the science teacher with the theme of sexuality in school depends on life histories and professional training, a fact that cannot be ignored in the field of education and teacher training. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2018-08-17T13:49:52Z No. of bitstreams: 1 Julio Cesar Rufino de Freitas.pdf: 2205866 bytes, checksum: 25763c5eba949c7016b23416dae28fe3 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-08-17T13:49:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Julio Cesar Rufino de Freitas.pdf: 2205866 bytes, checksum: 25763c5eba949c7016b23416dae28fe3 (MD5) Previous issue date: 2017-02-24 | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural de Pernambuco | por |
dc.publisher.department | Departamento de Educação | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFRPE | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Ensino de ciências | por |
dc.subject | Sexualidade | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Tecendo a vida com fios de lembranças : discursos sobre sexualidade de professores(as) de ciências | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ensino das Ciências |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Julio Cesar Rufino de Freitas.pdf | Documento principal | 2,15 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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