Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7428
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMOREIRA, César Henrique Pinto-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4063567397562841por
dc.contributor.advisor1ARAÚJO, Monica Lopes Folena-
dc.contributor.referee1LEÃO, Ana Maria dos Anjos Carneiro-
dc.contributor.referee2FARIAS, Carmen Roselaine de Oliveira-
dc.contributor.referee3OLIVEIRA, Gilvaneide Ferreira de-
dc.date.accessioned2018-08-17T13:19:00Z-
dc.date.issued2017-02-22-
dc.identifier.citationMOREIRA, César Henrique Pinto. A contextualização no âmbito da prática como componente curricular de genética. 2017. 188 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7428-
dc.description.resumoAtentos aos direcionamentos que os documentos oficiais para a Educação Básica dão à prática docente, percebemos que a contextualização ainda se mostra um tema distante dos espaços de formação de professores, embora seja tida como um dos princípios condutores da organização curricular. O entendimento de que a contextualização apresenta três dimensões (transpositiva, epistemológica e sócio-histórica) implicam dizer que a mesma requer do docente certas competências para que sua prática possa ser considerada contextualizada. Pensando nisso, propomo-nos compreender como se dá a contextualização para o Ensino de Genética no processo formativo dos licenciandos em Ciências Biológicas na Prática como Componente Curricular (PCC) de Genética. Especificamente, buscamos: analisar as concepções da professora formadora e licenciandos sobre a contextualização; identificar como a professora formadora articula a contextualização em sua prática docente; e analisar se a formação ofertada na PCC contribuiu para que os licenciandos elaborassem situações de Ensino de Genética contextualizadas. Trata-se de uma pesquisa descritiva realizada no âmbito da PCC de Prática de Genética de uma Instituição de Ensino Superior de Pernambuco. Os dados foram obtidos de licenciandos, da professora formadora e de documentos, todos submetidos à análise de conteúdo. Entre os resultados, destacamos que a compreensão da professora sobre a contextualização encontra-se mais próxima da dimensão transpositiva, enquanto que a dos licenciandos de uma visão ingênua. Porém, estes no momento da elaboração de situações de ensino também se aproximavam da dimensão transpositiva, sendo raras situações com características da dimensão sócio-histórica. Possivelmente o cenário estudado guarda alguma relação resultante da interpretação da PCC como sinônimo de Prática de Ensino no momento da formulação da nova matriz curricular. Portanto, aos licenciandos falta compreender que o Ensino de Genética, ou de qualquer área do conhecimento científico, precisa estar associado com os fatos da vida real e do mundo que lidamos para além do espaço escolar ou das questões puramente didáticas.por
dc.description.abstractAttention to the directions that the official documents for the Basic Education give to the teaching practice, we realize that contextualization is still a theme far from the spaces of teacher training, although it is considered as one of the guiding principles of curricular organization. The understanding that contextualization has three dimensions (transpositive, epistemological and socio-historical) imply that it requires the teacher certain competences so that their practice can be considered contextualized. Thinking about this, we propose to understand how the contextualization for the Teaching of Genetics in the training process of the Biology education undergraduates students in Biological Sciences in Practice as a Curricular Component (PCC) of Genetics. Specifically, we seek: to analyze the conceptions of the teacher and Biology education undergraduates students about the contextualization; to identify how the training teacher articulates the contextualization in her teaching practice; and to analyze if the training offered in the PCC contributed for the Biology education undergraduates students to elaborate contextualized situations of Teaching of Genetics. This is a descriptive research carried out within the framework of the PCC of Genetics Practice of a Higher Education Institution of Pernambuco. The data were obtained from licensees, the teacher and documents, all submitted to content analysis. Among the results, we emphasize that the teacher's understanding of contextualization is closer to the transpositive dimension, while that of the students is a naive view. However, these at the time of elaboration of teaching situations also approached the transpositive dimension, being rare situations with characteristics of the socio-historical dimension. Possibly the scenario studied has some relation resulting from the interpretation of the PCC as synonymous with Teaching Practice at the moment of the formulation of the new curricular matrix. Therefore, students lack to understand that Teaching Genetics, or any area of scientific knowledge, needs to be associated with real-world facts and the world we deal with beyond school space or purely didactic issues.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2018-08-17T13:19:00Z No. of bitstreams: 1 Cesar Henrique Pinto Moreira.pdf: 2740562 bytes, checksum: eaeac77bde9f400c5d069de6bb2eab48 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-17T13:19:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Cesar Henrique Pinto Moreira.pdf: 2740562 bytes, checksum: eaeac77bde9f400c5d069de6bb2eab48 (MD5) Previous issue date: 2017-02-22eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectContextualizaçãopor
dc.subjectEnsino de genéticapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA contextualização no âmbito da prática como componente curricular de genéticapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cesar Henrique Pinto Moreira.pdfDocumento principal2,68 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.