Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7194
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBORBA, Marcelo da Costa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9442066023703538por
dc.contributor.advisor1MORAES FILHO, Rodolfo Araújo de-
dc.contributor.referee1MORAES FILHO, Rodolfo Araújo de-
dc.contributor.referee2CABRAL, Romilson Marques-
dc.contributor.referee3MONTE, Hélio Luiz Beretta Dal-
dc.date.accessioned2018-03-28T15:19:54Z-
dc.date.issued2017-02-15-
dc.identifier.citationBORBA, Marcelo da Costa. Execução premium do balanced scorecard em microempresa : um caso de análise através da pesquisa-ação em Serraria-PB. 2017. 142 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7194-
dc.description.resumoPara que a uma microempresa seja competitiva em seu ambiente local, ela deve executar seus serviços com excelência, o que leva à necessidade de utilização de ferramenta de gestão estratégica eficiente. A partir dessa necessidade, surge o Balanced Scorecard (BSC) como ferramenta capaz de gerenciar os diferentes indicadores de gestão organizacional. O presente trabalho traz uma pesquisa conduzida em uma microempresa varejista de alimentos localizada no município de Serraria/PB, que realizou a revisão da implantação do BSC desde o nível do gestor até o nível dos clientes, utilizando a ferramenta como instrumento de monitoramento de performance e comunicação estratégica. O objetivo desse estudo foi analisar a execução do BSC, em um estágio mais avançado, a execução premium, como forma de gerar suporte à gestão estratégica de uma microempresa. De um ponto de vista metodológico, o estudo foi de caráter intervencionista, por meio de uma pesquisa-ação, com abordagem qualitativa e quantitativa nas análises dos dados. A fonte dos dados utilizada foi de natureza primária e secundária. Os resultados mostraram que o processo dinâmico da execução premium do BSC, gera uma gestão da estratégia capaz de fornecer estrutura adequada à microempresa, garantindo o desenvolvimento dos serviços e engajando os esforços de planejamento de todos os colaboradores, desde a administração até a equipe operacional. Com isso, há o aprimoramento da gestão dos processos alimentada por um articulismo entre ações executadas e o plano de comunicação, ajustados dinamicamente pelo feedback.por
dc.description.abstractFor a microenterprise to be competitive in your local environment, she must perform its services with excellence, which leads to the need to use efficient strategic management tool. From this need, the Balanced Scorecard (BSC) as a tool capable of managing the different indicators of organizational management. The present work brings a search conducted in a microenterprise food retailer located in the municipality of Serraria/PB, which conducted the review of the implementation of the BSC since the Manager's level to the level of the customers, using the tool as a tool for performance monitoring and strategic communication. The aim of this study was to analyze the implementation of the BSC, in a more advanced stage, the execution premium, as a means of generating support for the strategic management of a microenterprise. From a methodological point of view, the study was interventionist character, through an action research with qualitative approach in the analysis of the data. The source of the data used was primary and secondary in nature. The results showed that the dynamic process of executing premium BSC, generates a strategy capable of providing management structure appropriate to the micro-enterprise, ensuring the development of services and engaging in the planning effort of all employees, from senior management to operational staff. With that, the improvement of the management of processes powered by an articulation between actions performed and the communication plan, adjusted dynamically for the feedback.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2018-03-28T15:19:54Z No. of bitstreams: 1 Marcelo da Costa Borba.pdf: 1883638 bytes, checksum: 8a3edd62064fb2333012e5b1d286ac65 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-28T15:19:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marcelo da Costa Borba.pdf: 1883638 bytes, checksum: 8a3edd62064fb2333012e5b1d286ac65 (MD5) Previous issue date: 2017-02-15eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Administraçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Ruralpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectExecução premiumpor
dc.subjectGestão estratégicapor
dc.subjectBalanced scorecardpor
dc.subjectMicroempresapor
dc.subject.cnpqOUTROS::ADMINISTRACAO RURALpor
dc.titleExecução premium do balanced scorecard em microempresa : um caso de análise através da pesquisa-ação em Serraria-PBpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração e Desenvolvimento Rural

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcelo da Costa Borba.pdfDocumento principal1,84 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.