Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7119
Tipo do documento: Dissertação
Título: A formação de professores de história : articulação teoria e prática
Autor: VIANA, Herika Paes Rodrigues 
Primeiro orientador: PACHECO, Ricardo de Aguiar
Primeiro membro da banca: AGUIAR, Márcia Ângela da Silva
Segundo membro da banca: MENEZES, Jeannie da Silva
Resumo: No amplo debate sobre a formação de professores esta dissertação discute a formação do professor de história no contexto da UFRPE nas modalidades presencial e a distância. Na pesquisa é apresenta como a identidade profissional do professor de história é estabelecida na prática profissional. Após analisar as posições teóricas de currículo explica-se como a História Cultural incorpora o currículo como objeto de estudo a partir do conceito de representações em Roger Chartier. Neste momento percebemos que o currículo como uma construção social produzido por determinado grupo social. É realizada a contextualização do caminho percorrido pela formação de professores no Brasil até a formação específica de professores de História. Abordaremos da Lei Rivadávia Côrrea promulgada em 1911 até LDB/1996 com suas respectivas resoluções e normativas de 2002. Nesses documentos perceberemos a progressiva valorização da relação entre a teoria e a prática. Com base nestas reflexões é analisado os currículos de formação de professores história da UFRPE, modalidades presencial e a distância focando o olhar na distribuição da carga horária da Prática como Componente Curricular (PCC) e do Estágio Curricular Supervisionado (ECS) exigido em consonância com a legislação vigente das Licenciaturas. Concluímos que a adequação das orientações do CNE sobre PCC e ECS dão margem a diferentes interpretações que produzem matrizes curriculares que, na prática da formação de professores, resolvem essa demanda teórica de forma distinta.
Abstract: Este trabajo de disertación frente del amplio debate sobre la formación docente trata de la formación de docentes en historia en el contexto de la historia de la UFRPE en las modalidades presencial y a distancia. En la pesquisa es presentada cómo la identidad profesional del profesor de historia se establece en la práctica profesional. Después de analizar las posiciones teóricas de currículo se explica cómo la Historia Cultural incorpora el currículo como objeto de estudio a partir del concepto de representaciones en Roger Chartier. En este momento percibimos que el currículo como una construcción social producida por determinado grupo social. Se realiza la contextualización del camino recorrido por la formación de profesores en Brasil hasta la formación específica de profesores de Historia. Abordaremos de la Ley Rivadávia Côrrea promulgada en 1911 hasta LDB / 1996 con sus respectivas resoluciones y normativas de 2002. En esos documentos percibiremos la progresiva valorización de la relación entre la teoría y la práctica. Con base a estas reflexiones, analizase los currículos de formación de profesores historia de la UFRPE, modalidades presenciales y la distancia enfocando nuestra mirada en la distribución de la carga horaria de la Práctica como Componente Curricular (PCC) de la Etapa Curricular Supervisada (ECS) exigida en consonancia con la legislación vigente de las Licenciaturas. Concluimos que la adecuación de las orientaciones del CNE sobre PCC y ECS dan margen a diferentes interpretaciones que producen matrices curriculares que, en la práctica de la formación de profesores, resuelven esa demanda teórica de forma distinta.
Palavras-chave: Formação de professores
Professor de história
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de História
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Citação: VIANA, Herika Paes Rodrigues. A formação de professores de história : articulação teoria e prática. 2017. 133 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7119
Data de defesa: 18-Ago-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Herika Paes Rodrigues Viana.pdfDocumento principal1,46 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.