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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPEDROSA, Emerson Marinho-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2699504694516219por
dc.contributor.advisor1MORAES FILHO, Rodolfo Araújo de-
dc.contributor.referee1ALBUQUERQUE, José de Lima-
dc.contributor.referee2CORREIA NETO, Jorge da Silva-
dc.contributor.referee3LEÃO, Marcelo Brito Carneiro-
dc.date.accessioned2017-05-30T13:49:31Z-
dc.date.issued2017-02-14-
dc.identifier.citationPEDROSA, Emerson Marinho. Educação a distância como instrumento de capacitação ao processo de gestão de convênios : caso da UFRPE. 2017. 200 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/6948-
dc.description.resumoCom a criação do Núcleo de Relações Institucionais e Convênios (NURIC), a partir de 2013, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), propôs-se supervisionar, controlar e acompanhar a execução dos convênios, contratos de repasse, acordos de cooperação e outros instrumentos legais congêneres, através do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (SICONV), desenvolvido pelo Governo Federal, responsável por todo o ciclo de vida dos convênios. Com o objetivo de propor a Educação a Distância como instrumento de capacitação ao processo de gestão de convênios, usando as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) já disponíveis, como elemento de construção do saber burocrático, este trabalho analisa, numa perspectiva organizacional, a possibilidade de capacitação do servidor através dessa modalidade de ensino. Para tanto, através de estudo de caso da UFRPE envolvendo sua Fundação de Apoio (FADURPE) e o NURIC/UFRPE, questionamos os usuários do sistema SICONV destes setores para melhor compreensão do tema. A metodologia utilizada deu-se através de uma abordagem mista (qualitativa/quantitativa) e os principais resultados encontrados nas unidades tomadas como foco de análise revelaram a necessidade de treinamento e/ou capacitação para compreensão de procedimentos e regulamentos inerentes ao ambiente de trabalho. Concluiu-se que a modalidade de educação a distância acompanhada por novas tecnologias, possibilita e amplifica os caminhos da aprendizagem, com rapidez e flexibilidade, capaz de proporcionar um ambiente colaborativo para o compartilhamento, desenvolvimento e avaliação das atividades administrativas desenvolvidas na instituição.por
dc.description.abstractWith the creation of the Core of Institutional Relations and Covenants (NURIC), since 2013, the Federal Rural University of Pernambuco (UFRPE) proposed to supervise, control and monitor the execution of agreements, transfer agreements, cooperation agreements and other legal instruments, through the System of Management of Agreements and Contracts of Transfer (SICONV), developed by the Federal Government, responsible for the whole life cycle of the agreements. With the goal of propose distance education as an instrument for training the management of covenants, using the Information and Communication Technologies (ICTs) already available, as a building element of bureaucratic knowledge, this work analyzes, from an organizational perspective, the possibility of training the staff through this type of teaching. Therefore, through a case study of UFRPE involving its Support Foundation Entity (FADURPE) and NURIC/UFRPE, we question the users of the SICONV system from these sectors to better understand the theme. The methodology used was based on a mixed (qualitative/quantitative) approach and the main results found in the units taken as the focus of analysis revealed the need for training to enhance the understand of procedures and regulations inherent to the work environment. It was concluded that the modality of distance education accompanied by new technologies, enables and amplifies the learning paths, with speed and flexibility, capable of providing a collaborative environment for the sharing, development and evaluation of the administrative activities developed in the institution.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2017-05-30T13:49:31Z No. of bitstreams: 1 Emerson Marinho Pedrosa.pdf: 3964904 bytes, checksum: 00bd06820100b16ecf7d3da99adcb622 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-05-30T13:49:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Emerson Marinho Pedrosa.pdf: 3964904 bytes, checksum: 00bd06820100b16ecf7d3da99adcb622 (MD5) Previous issue date: 2017-02-14eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentUnidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distânciapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação a distânciapor
dc.subjectGestão de convêniopor
dc.subjectCapacitação funcionalpor
dc.subjectAmbiente virtualpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEducação a distância como instrumento de capacitação ao processo de gestão de convênios : caso da UFRPEpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância

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