Para ter acesso aos textos completos, escolha abaixo a Coleção desejada.
Recent Submissions
Letramentos, interacionismo sociodiscursivo e a prática escrita do gênero textual diário de aprendizagem
O presente estudo traz reflexões acerca do ensino da Língua Portuguesa e tem como referência o desenvolvimento dos letramentos em diálogo com o Interacionismo Sociodiscursivo. Teve, como objetivo central, desenvolver uma proposta de trabalho pedagógico que contemplasse os letramentos sociais a partir do Histórico de Letramento dos alunos-participantes, através de um Projeto Pedagógico, com o gênero textual Diário de Aprendizagem, que visava promover o melhoramento da escrita dos alunos das sé...
Uma proposta de intervenção com a ressignificação das atividades da olimpíada de língua portuguesa escrevendo o futuro : a apreensão da literariedade do gênero crônica à guisa do letramento literário
Um Ensino de Literatura baseado em práticas de leitura e escritura de textos literários, com foco em sua literariedade, constitui o princípio e o propósito do Letramento Literário. À vista disso, esta Dissertação de Mestrado Profissional em Letras promove uma discussão sobre como a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro - OLPEF - pode melhorar o ensino-aprendizagem da leitura e da escrita de textos no Ensino Fundamental e, simultaneamente, favorecer um Ensino de Literatura signifi...
Produção escrita e ortografia : uma proposta de atividade para o 7º ano do ensino fundamental
O presente trabalho traz reflexões acerca do ensino de ortografia no eixo da nálise linguística com o objetivo de desenvolver uma proposta de trabalho com a ortografia por meio de uma sequência didática com o gênero carta pessoal, como forma de melhorar a produção escrita e a relação entre ensino de texto e ensino de análise linguística nos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola Pública Municipal no município de Iguaracy – PE. O suporte teórico que fundamentou nosso estudo dialoga co...
A leitura em perspectiva transdisciplinar : uma proposta com os descritores do SAEPE para a educação de jovens e adultos
Esta dissertação tem como tema-título A leitura em perspectiva transdisciplinar: uma proposta com os descritores do SAEPE para a Educação de Jovens e Adultos, buscamos analisar como tem sido trabalhada a questão da leitura nas disciplinas de matemática, ciências, história e geografia no contexto da Educação de Jovens e Adultos, já que, de acordo com os documentos oficiais, não é somente competência da Língua Portuguesa o trabalho com o desenvolvimento da leitura e de formação de leitores prof...
Da propaganda ao quadrinho : retextualização e textualidade em atividades de sala de aula
O presente trabalho constituiu-se em analisar como os processos de retextualização atrelada ao trabalho com os fatores de textualidade, podem colaborar para o aprimoramento da produção escrita de alunos do 9º ano. Pesquisa esta realizada com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal, situada no município de Sanharó-PE. Apoiamo-nos, teoricamente, em Bakthin (2011), para considerações quanto à definição dos gêneros textuais; Marcuschi (2001, 2007, 2008,2010), Schneuwly e Do...
Estratégias de leitura e a compreensão textual nas narrativas de enigma policial na promoção de letramento literário numa turma de oitavo ano do ensino fundamental
A pesquisa realizada neste trabalho foi proposta com o objetivo de melhorar a prática de leitura e de uma melhor compreensão textual a partir das Narrativas de Enigma Policial (NEP) numa turma de 8º ano de Ensino Fundamental (EF) através do Letramento Literário. Apresentou-se como hipótese neste trabalho a possibilidade das NEP de favorecer o letramento literário para com os estudantes das turmas citadas através de estratégias voltadas à compreensão textual. Dessa forma, a presente pesquisa d...
O gênero fábula e sua estrutura narrativa : uma proposta de produção textual para o 3º ano do ensino fundamental
O presente trabalho aborda uma discussão sobre o gênero textual fábula e sua estruturação em sequências narrativas, através de uma proposta de produção textual por meio de uma Sequência Didática, como forma de melhorar a produção escrita em relação a dimensão composicional e estrutural nos anos inicias do Ensino Fundamental, de uma escola pública municipal, na cidade de Brejão, Pernambuco. A hipótese central é de que o gênero fábula traz aspectos que são relevantes para a produção textual de ...
(Im)parcialidade no gênero notícia online : leitura e uso dos modalizadores discursivos
O objetivo geral desta dissertação foi analisar os resultados de aplicação das oficinas pedagógicas em uma turma do 8º do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública municipal de ensino de Afogados da Ingazeira-PE, discutindo sobre a reflexão dos alunos a partir da (im)parcialidade presente no gênero notícias online. Este trabalho verifica as seguintes questões de pesquisa: Como o discurso direto, o discurso indireto e a modalização em discurso segundo são usados em notícias online publi...
Formação continuada de professores : aportes teórico-metodológicos da análise linguística na perspectiva de gênero
Esta dissertação teve por objetivo geral analisar o impacto da formação docente sobre Análise Linguística (AL) na perspectiva de gênero na construção e na execução de uma sequência didática em uma turma de 6º ano de uma escola pública do Município de Garanhuns. A questão de pesquisa que buscamos averiguar é a seguinte: Como formações continuadas ministradas por esta pesquisa contribuíram para a prática docente da professora participante, a partir da criação e da aplicação de uma sequência did...
O trabalho com textos argumentativos no nono ano : da avaliação externa à reflexão sobre as práticas escolares
O presente trabalho teve como objetivo geral investigar as causas do baixo desempenho do nono ano do Colégio Normal Estadual de Afogados da Ingazeira-PE no teste de proficiência em leitura do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE), especificamente no trato com os textos argumentativos, pois a partir da coleta de dados no endereço eletrônico do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd-UFJF, instituição que dá apoio técni...
Literatura brasileira de autoria feminina : um caminho para o letramento literário na escola regular
A presente pesquisa tem como objetivo analisar como a Literatura Brasileira de autoria feminina é trabalhada no livro didático do 9º ano da Coleção Português: Linguagens do Ensino Fundamental dos escritores William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, na Escola Estadual Abdias Bezerra, Ribeirópolis - SE, observando que a Literatura Brasileira de autoria feminina é um dos caminhos para formar leitores críticos no ensino fundamental. Analisamos os textos literários presentes neste livro s...
Letramento literário, EJA e poetas na escola : fruição e conhecimento que ultrapassam os limites da sala de aula
Educação de Jovens e Adultos da IV Fase, em uma Escola Municipal de Garanhuns-PE. O objetivo desse estudo é analisar crítico-descritivamente a leitura de poemas de poetas locais sob efeito da performance da voz como prática efetiva de letramento literário na escola. Outrossim, verificar de que forma os estudantes da modalidade já referida, que frequentam a escola no turno da noite, são sensibilizados a interagir e sensibilizar-se com o texto poético nas aulas de Língua Portuguesa, com vistas...
A literatura de cordel como prática motivadora da leitura e da escrita em sala de aula
As práticas da leitura e da escrita, em sala de aula, algumas vezes, são vistas por alguns alunos de escolas públicas como atividades arbitrárias e cansativas, e não como uma prática importante que servirá para toda a vida. Este trabalho investiga a utilização da literatura de Cordel como ferramenta pedagógica de intervenção para motivar o desenvolvimento da leitura e da escrita desses alunos. Através de uma linguagem simples e direta, associada à sonoridade da rima, o Cordel permite uma abor...
Formação continuada em serviço : contribuições para a prática pedagógica de língua portuguesa nos anos finais do ensino fundamental
Os desafios postos pelas atualizações do conhecimento e as transformações socioeconômicas exigem um novo olhar para as ações educativas escolares. Logo, as práticas pedagógicas precisam ser repensadas para estarem, também, conectadas com essas mudanças. Nesse sentido, a formação continuada em serviço desponta como uma ação que auxilia o professor a atualizar seus conhecimentos e adotar posicionamentos metodológicos. Fundamentado nessa perspectiva e, portanto, reconhecendo sua importância, o p...
A mediação leitora no oitavo ano do ensino fundamental : por um ensino sem negligências
O presente trabalho investigou de que forma ocorre a mediação leitora do professor de Língua Portuguesa na realização de atividades de leitura em sala de aula. Dessa forma, procurou-se, ainda, observar se há, possivelmente, alguma relação entre essa mediação do professor de língua portuguesa e os baixos níveis de proficiência em leitura verificados nos resultados das avaliações externas como Sistema Nacional da Avaliação da Educação Básica (SAEB) e do Sistema de Avaliação Educacional de Perna...
Sequências didáticas com gêneros discursivos : reflexões e propostas a partir do programa qualiescola
Essa Dissertação de Mestrado Profissional em Letras apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objeto de estudo seis conjuntos de atividades de Língua Portuguesa disponibilizadas pelo Programa QualiEscola, elaboradas pelo Instituto Qualidade no Ensino, denominadas de sequências didáticas destinadas, aos nonos anos do Ensino Fundamental do Município de São Bento do Una, que adotou esse programa particular com o objetivo de melhorar a aprendizagem e os índices das avaliações externa...
Literatura afro-brasileira : um caminho para educação etnorracial na Escola Virgília Garcia Bessa
Este trabalho tem por objetivo apresentar a Literatura afro-brasileira no Ensino Fundamental II, em uma escola de Comunidade Quilombola, como forma de estimular o letramento literário, apresentar autores e obras valorizando a riqueza cultural e desmistificando estereótipos racistas. Para isso, nesse trabalho será apresentado um breve histórico da educação escolar dos afrodescendentes antes e após a Lei Áurea. Assim como um pequeno histórico da comunidade quilombola Castainho, suas práticas c...
O leitor de poesia no 9º ano do ensino fundamental : formação e transição
Este trabalho pretende investigar e refletir sobre as práticas de leitura literária no Ensino fundamental, especificamente no 9º ano, no que tange à leitura de poesia. Pretende-se, assim, apresentar algumas considerações iniciais a respeito do letramento literário no Ensino Fundamental na perspectiva de formação do leitor em transição para o Ensino Médio. Para isso, faz-se necessária uma reflexão acerca da importância do ensino de leitura de poesia em sala de aula, compreendendo sua contribui...
Uma proposta pedagógica formativa para o ensino de coesão e coerência relacionada ao gênero quadrinho digital (Pixton)
Este texto trata de uma proposta pedagógica para o ensino da coesão e da coerência textual através da produção de quadrinhos digitais no Pixton. O objetivo é elaborar uma proposta formativa para os professores de Língua Portuguesa, na qual as HQs digitais produzidas na ferramenta web Pixton possam ser utilizadas como recurso didático para o ensino da coesão e da coerência junto aos alunos. Para isso, seguimos a perspectiva teórica interacionista de Marcuschi (2008) que denota o estudo do gêne...
Quando a variação chega à escrita : desvios fonéticos, fonológicos e o erro ortográfico nos anos finais do ensino fundamental
A presente pesquisa objetiva mapear, descrever e analisar os erros ortográficos percebidos na escrita dos alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental, a fim de compreender a sus natureza, as hipóteses levantadas no momento da escrita e o grau de interferência da fala na escrita, a fim de auxiliar a prática pedagógica no ensino aprendizagem do código escrito, mais especificamente no trabalho com ortografia, buscando propor alternativas para sanar as dificuldades ortográficas desses aprendizes...
- 37 LETRAS
- 37 UFRPE
- 37 Dissertação