Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/6716
Tipo do documento: Dissertação
Título: Contribuições das agentes de comercialização (“sacoleiras”) para o consumo e inovação da moda em pequenas empresas de Santa Cruz do Capibaribe (PE)
Autor: LACERDA, Lucinea Maria de Lima Freire 
Primeiro orientador: CABRAL, Romilson Marques
Primeiro coorientador: ROCHA, Maria Alice Vasconcelos
Primeiro membro da banca: FERNANDES, Raquel de Aragão Uchoa
Segundo membro da banca: MORAES FILHO, Rodolfo Araújo de
Terceiro membro da banca: ARAÚJO, Kátia Medeiros de
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar as contribuições das chamadas “sacoleiras” para o consumo de produtos de moda-vestuário direcionados ao público feminino adulto no segmento de “modinha” oriundos das empresas de confecções de pequeno porte do Arranjo Produtivo da Moda de Santa Cruz do Capibaribe, em Pernambuco. Esta atividade como ocupação é exercida na sua maioria por mulheres (Região Metropolitana do Recife) (Portal do Empreendedor 2014). A escolha do município de Santa Cruz do Capibaribe (PE) se deve à concentração de maior número de empreendimentos produtivos e de comercialização do Arranjo Produtivo de Confecções do Agreste Pernambucano. Para investigação do estudo proposto realizou-se uma pesquisa do tipo exploratória com viés qualitativo tendo como aporte teórico a Teoria do Vestuário de Veblen (1987), os estudos sobre moda e consumo de Lipovetsky (1989), os trabalhos sobre a indústria do vestuário de Rocha (1999), os estudos sobre estratégia de Mintzberg (2001) e sobre consumo de moda de Miranda (2008). Tomou-se como guia conceitos preexistentes e teorias gerais relacionadas com o fenômeno estudado considerando que esses permitiam compreender a atividade das agentes de comercialização na contemporaneidade além de permitir detectar restrições e possibilidades de maior contribuição destas para as pequenas empresas de confecções de Santa Cruz do Capibaribe-PE. A metodologia utilizada para coleta de dados no campo baseou-se em roteiro de entrevista a partir do sistema de categorias de análise. Foram entrevistadas 30 (trinta) agentes de comercialização. Para análise dos dados utilizou-se elementos de estatística descritiva no que concerne ao perfil das agentes e para análise qualitativa utilizou-se a análise de conteúdo. Por este estudo foi possível: a) traçar um perfil socioeconômico das sacoleiras; b) conhecer suas trajetórias profissionais / ocupacionais, c) aprender sobre suas experiências profissionais / ocupacionais adquiridas pelo exercício da atividade; d) evidenciar estratégias de comercialização das sacoleiras junto ao público feminino adulto; e) saber quais os aspectos determinantes no comportamento de consumo de moda-vestuário das clientes adultas e f) trazer à luz potencialidades e restrições do trabalho das sacoleiras quanto à divulgação das tendências, valorização dos produtos e possibilidades de articulação entre diferentes perfis de consumo e sua variabilidade. Os resultados apontaram que as comerciantes deste estudo têm diferentes faixas etárias. Invariavelmente são de origem humilde, aprenderam a atividade na prática com pessoas próximas, e não há uniformidade quanto ao êxito na atividade. Quando algumas ainda são batalhadoras e outras batalhadoras-empreendedoras. As estratégias de vendas são aprendidas e apreendidas por observação no cotidiano da atividade. O estudo apontou ainda o quanto à experiência de vendas das sacoleiras pode contribuir para o escoamento da produção através do processo de circulação da mercadoria do tipo “modinha” junto ao público feminino adulto.
Abstract: The aim of this study is to analyze the contributions of so-called "sacoleiras" for the consumption of clothing fashion products directed to the adult female audience in the segment of "fad" from the clothing companies of small Productive arrangement of Sets of Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco. This activity as occupation is exercised mostly by women (the Recife metropolitan region) (2014 Entrepreneur Portal). The choice of the municipality of Santa Cruz do Capibaribe (PE) is due to the concentration of larger number of productive enterprise and marketing the Production of Confections of Pernambuco. For the research study proposed an exploratory type research with qualitative bias with theoretical contribution to theory of Veblen's attire (1987), studies on fashion and consumption of Lipovetsky (1989), work on the garment industry of rock (1999), studies of strategy Mintzberg (2001) and on fashion consumption Miranda (2008). Took as pre-existing concepts guide and general theories related to the studied phenomenon whereas those allowed to understand the activity of marketing agents in contemporary times and detect restrictions and greater contribution of these possibilities for small businesses from clothing of Santa Cruz do Capibaribe (PE). The methodology used for data collection in the field was based on a screenplay by interview from the system of categories of analysis. We interviewed 30 (thirty) marketing agents. For the data analysis we used elements of descriptive statistics regarding the profile of agents and to qualitative analysis using content analysis. For this study it was possible: a) profiling of socio-economic sacoleiras; b) meet their professional/occupational trajectories, c) learn about their professional experiences/acquired by exercise of occupational activity; d) highlight strategies for marketing of sacoleiras by the adult female audience; and) know which aspects of consumer behavior determinants of fashion and clothing of adult clients and f) bring to light the potential and constraints of the work of the sacoleiras regarding the dissemination of trends, valuation of products and possibilities of articulation between different consumer profiles and their variability. The results showed that the merchants of this study have different age groups. Invariably they are of humble origins, learned in practice activity with people close to me, and there is no uniformity as to the success in the activity. While some are still feisty and other Battlers-entrepreneurs. Sales strategies are learned and seized by observation in everyday activity. The study also how to sacoleiras sales experience can contribute to the flow of production through the process of circulation of goods like "fad" by the adult female audience.
Palavras-chave: Vestuário
Moda
Santa Cruz do Capibaribe
Sacoleira
Agente de comercialização
Marketing agent
Clothing
Fashion
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA DOMESTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Ciências Domésticas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social
Citação: LACERDA, Lucinea Maria de Lima Freire. Contribuições das agentes de comercialização (“sacoleiras”) para o consumo e inovação da moda em pequenas empresas de Santa Cruz do Capibaribe (PE). 2015. 135 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/6716
Data de defesa: 9-Jul-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lucinea Maria de Lima Freire Lacerda.pdfDocumento principal2 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.