Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/6712
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMACEDO, Alice Vieira Pascoal de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0709874290542601por
dc.contributor.advisor1DINIZ, Juliana Regueira Basto-
dc.contributor.referee1SALAZAR, Domingos Sávio Pereira-
dc.contributor.referee2FRANÇA, Sônia Virginia Alves-
dc.contributor.referee3FERRAZ, Carlos André Guimarães-
dc.date.accessioned2017-03-30T11:43:08Z-
dc.date.issued2014-04-29-
dc.identifier.citationMACEDO, Alice Vieira Pascoal de. IPM Task : Planejamento e controle da produção de cursos a distância através de uma ferramenta de gestão. 2014. 128 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/6712-
dc.description.resumoOs avanços tecnológicos contribuem com novas perspectivas para a educação a distância (EaD) com suporte a diversos formatos de aprendizado. Assim, produzir cursos de EaD requer novas competências e um ambiente produtivo voltado a diversificação de conteúdos e materiais que atendam ao público-alvo. Nesta perspectiva, esta dissertação tem como objetivo criar uma ferramenta de gestão como recurso de planejamento e controle da produção de cursos a distância, chamada IPM Task. Buscou-se, de modo exploratório, propor uma ferramenta que contribuísse com a rotina da gestão de EaD. As funcionalidades sugeridas nesta ferramenta de gestão, IPM Task, foram resultado da aplicação de questionários com diversos gestores de EaD do Brasil, além da análise de um referencial teórico que fundamentasse a proposta do sistema e seus modelos. A hipótese central deste estudo foi que ao propor o IPM Task, os gestores poderiam tomar decisões mais precisas, através das informações online sobre os seus projetos e rotina, além de otimizar o planejamento através de templates de modelos sistêmicos de EaD. Após a análise dos casos de uso aplicáveis ao sistema IPM Task, concluiu-se que este sistema de informação gerencial pode não só contribuir com a gestão de EaD, como também, otimizar o planejamento dos projetos através de templates pré-estabelecidos com base em modelos sistêmicos e pedagógicos.por
dc.description.abstractTechnological advances contribute to new perspectives for distance learning (DL) with support for several learning formats. Thus, producing DL courses requires new competences and a productive environment towards material and content diversification that meet the target audience. At this perspective, this dissertation aims to create a management tool a planning and control resource of DL course production, named IPM Task. By an exploratory mode, it was sought to propose a tool that would contribute to the DL management routine. The features suggested at this management tool, IPM Task, were the result of questionnaire application for several DL managers in Brazil, besides the analysis of a theoretical framework which would ground the proposed system and its models. The central hypothesis of this study was to propose the IPM Task, aiming that managers could make more accurate decisions through online information about their projects and routine, as well as optimize their planning through templates of DL systemic models. After analyzing the cases of use, applicable to the IPM Task system, it was concluded that this management information system can not only contribute to DL management, but also optimize the planning of projects through pre-set templates based on systemic and pedagogical models.eng
dc.description.provenanceSubmitted by (edna.saturno@ufrpe.br) on 2017-03-30T11:43:08Z No. of bitstreams: 1 Alice Vieira Pascoal de Macedo.pdf: 6452802 bytes, checksum: 1df29b4f6e5145f9fe4aef693d9646f9 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-03-30T11:43:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Alice Vieira Pascoal de Macedo.pdf: 6452802 bytes, checksum: 1df29b4f6e5145f9fe4aef693d9646f9 (MD5) Previous issue date: 2014-04-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentUnidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distânciapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação a distânciapor
dc.subjectPlanejamento e controlepor
dc.subjectProdução de cursopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleIPM Task : Planejamento e controle da produção de cursos a distância através de uma ferramenta de gestãopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alice Vieira Pascoal de Macedo.pdfDocumento principal6,3 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.