Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/6712
Tipo do documento: Dissertação
Título: IPM Task : Planejamento e controle da produção de cursos a distância através de uma ferramenta de gestão
Autor: MACEDO, Alice Vieira Pascoal de 
Primeiro orientador: DINIZ, Juliana Regueira Basto
Primeiro membro da banca: SALAZAR, Domingos Sávio Pereira
Segundo membro da banca: FRANÇA, Sônia Virginia Alves
Terceiro membro da banca: FERRAZ, Carlos André Guimarães
Resumo: Os avanços tecnológicos contribuem com novas perspectivas para a educação a distância (EaD) com suporte a diversos formatos de aprendizado. Assim, produzir cursos de EaD requer novas competências e um ambiente produtivo voltado a diversificação de conteúdos e materiais que atendam ao público-alvo. Nesta perspectiva, esta dissertação tem como objetivo criar uma ferramenta de gestão como recurso de planejamento e controle da produção de cursos a distância, chamada IPM Task. Buscou-se, de modo exploratório, propor uma ferramenta que contribuísse com a rotina da gestão de EaD. As funcionalidades sugeridas nesta ferramenta de gestão, IPM Task, foram resultado da aplicação de questionários com diversos gestores de EaD do Brasil, além da análise de um referencial teórico que fundamentasse a proposta do sistema e seus modelos. A hipótese central deste estudo foi que ao propor o IPM Task, os gestores poderiam tomar decisões mais precisas, através das informações online sobre os seus projetos e rotina, além de otimizar o planejamento através de templates de modelos sistêmicos de EaD. Após a análise dos casos de uso aplicáveis ao sistema IPM Task, concluiu-se que este sistema de informação gerencial pode não só contribuir com a gestão de EaD, como também, otimizar o planejamento dos projetos através de templates pré-estabelecidos com base em modelos sistêmicos e pedagógicos.
Abstract: Technological advances contribute to new perspectives for distance learning (DL) with support for several learning formats. Thus, producing DL courses requires new competences and a productive environment towards material and content diversification that meet the target audience. At this perspective, this dissertation aims to create a management tool a planning and control resource of DL course production, named IPM Task. By an exploratory mode, it was sought to propose a tool that would contribute to the DL management routine. The features suggested at this management tool, IPM Task, were the result of questionnaire application for several DL managers in Brazil, besides the analysis of a theoretical framework which would ground the proposed system and its models. The central hypothesis of this study was to propose the IPM Task, aiming that managers could make more accurate decisions through online information about their projects and routine, as well as optimize their planning through templates of DL systemic models. After analyzing the cases of use, applicable to the IPM Task system, it was concluded that this management information system can not only contribute to DL management, but also optimize the planning of projects through pre-set templates based on systemic and pedagogical models.
Palavras-chave: Educação a distância
Planejamento e controle
Produção de curso
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância
Citação: MACEDO, Alice Vieira Pascoal de. IPM Task : Planejamento e controle da produção de cursos a distância através de uma ferramenta de gestão. 2014. 128 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/6712
Data de defesa: 29-Abr-2014
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alice Vieira Pascoal de Macedo.pdfDocumento principal6,3 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.