Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/6708
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | CAMPOS, Raul Bueno Lins | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7242023950818474 | por |
dc.contributor.advisor1 | SANTOS, Marcelo Pedro dos | - |
dc.contributor.referee1 | SILVA, Ronaldo Venâncio da | - |
dc.contributor.referee2 | SILVA, Thiago Dias Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2017-03-29T14:21:29Z | - |
dc.date.issued | 2015-08-13 | - |
dc.identifier.citation | CAMPOS, Raul Bueno Lins. Análise técnica da matriz de referência do ENEM e dos itens de matemática das edições de 2012 a 2014. 2015. 86 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Matemática (PROFMAT)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. | por |
dc.identifier.uri | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/6708 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho tem por finalidade apresentar ao docente do ensino básico uma análise de dados e informações diversas a respeito da área do conhecimento de Matemática e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), focando as edições de 2012, 2013 e 2014, contribuindo assim, em sua formação e consequente melhora da preparação de seus alunos. A pesquisa foi dividida em três partes. A primeira, tem o objetivo de apresentar o ENEM como um todo, desde a sua criação, em 1998, passando por uma grande reformulação, em vigor desde a edição de 2009, até o momento atual da prova, agora chamada de Novo ENEM. A segunda parte é voltada para a avaliação da Matriz de Referência da prova de Matemática e suas Tecnologias, contendo um confronto entre os conteúdos cobrados em tal prova e os que são previstos para o ensino básico, na qual se constatou a falta de importantes conteúdos em tal matriz e ainda traz a análise de diversos itens das prova de 2012, 2013 e 2014 que apresentam alguma similaridade. Finalmente na terceira parte, há a exposição dos resultados obtidos da análise das edições citadas, através de gráficos, onde se constatou que o Novo ENEM é uma prova interdisciplinar, extremamente contextualizada, que contempla, em sua maioria, conteúdos do ensino fundamental, e não traz uma distribuição uniforme, no que diz respeito ao número de questões por competência, habilidade e eixo cognitivo. | por |
dc.description.abstract | This study aims to present to the teachers of basic education some data analysis and varied informations about the area of knowledge Mathematic and its Technologies of the Secondary Education National Examination (ENEM), focusing in the 2012, 2013 and 2014 editions, contributing to its formation and consequent improvement of its students preparation. This research was divided into three parts. First, it is presented the ENEM as a whole, from its creation in 1998, undergoing a extensive reformulation, in force since the 2009 edition, to the current exame version, now called New ENEM. Second, focus on the evaluation of the Reference Matrix Mathematics and its Technologies test, it contains a confrontation between the charged contents on such test and those ones provided for basic education, face that demonstrates the absence of those important contents in such matrix and also brings the theme of some questions similarity 2012, 2013 and 2014 editions. Finally, at third, it is exposed the results obtained from the mentioned editions analysis, through charts, it was found that New ENEM is an interdisciplinary test, highly contextualized, of the questions, facing elementary school contents, and considering the uniformity distribution, and their competence, skill and cognitive axis. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by (lucia.rodrigues@ufrpe.br) on 2017-03-29T14:21:29Z No. of bitstreams: 1 Raul Bueno Lins Campos.pdf: 1387203 bytes, checksum: 749071fd54eaabfaf5dd191519313115 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-03-29T14:21:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Raul Bueno Lins Campos.pdf: 1387203 bytes, checksum: 749071fd54eaabfaf5dd191519313115 (MD5) Previous issue date: 2015-08-13 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural de Pernambuco | por |
dc.publisher.department | Departamento de Matemática | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFRPE | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Matemática (PROFMAT) | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Prova de matemática | por |
dc.subject | ENEM | por |
dc.subject | Matriz de referência | por |
dc.subject | Ensino de matemática | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.title | Análise técnica da matriz de referência do ENEM e dos itens de matemática das edições de 2012 a 2014 | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Raul Bueno Lins Campos.pdf | Documento principal | 1,35 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.