Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/6178
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMOURA, Carlos André Silva de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7326008990043247por
dc.contributor.advisor1SILVA, Giselda Brito-
dc.contributor.referee1REZENDE, Antônio Paulo de Morais-
dc.contributor.referee2ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de-
dc.date.accessioned2016-12-27T14:01:20Z-
dc.date.issued2010-03-01-
dc.identifier.citationMOURA, Carlos André Silva de. Fé, saber e poder : os intelectuais entre a restauração católica e a política no Recife (1930 - 1937). 2010. 156 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/6178-
dc.description.resumoOs anos entre 1930 e 1937 foram marcados por movimentações político-religiosas em diversas regiões do Brasil. Com a perda de parte do poder político da Igreja Católica após a Constituição de 1891, o clero iniciou o movimento que buscava a retomada de seu prestígio entre as instituições brasileiras. Em 1916, ao assumir a Arquidiocese de Olinda, Dom Sebastião Leme deu início às movimentações religiosas que ficaram conhecidas como a Restauração Católica, convocando intelectuais e religiosos a se engajarem na reordenação política do Brasil. Sua Carta Pastoral foi a base para a reação da Igreja de Pedro, que tinha como principal objetivo a retomada do seu poder político e a formação da neocristandade para o fortalecimento dos objetivos dos líderes eclesiásticos. A partir da análise dos discursos dos homens das letras e religiosos, percebemos que o projeto era reflexo das ações oriundas de Roma, que combatia as propostas que distanciavam a Igreja da política em vários países. No início de 1930, o clero abandonou sua posição defensiva, atuando de forma mais incisiva. No Recife, parte dos discursos recristianizadores foi formada entre os membros conservadores da Faculdade de Direito, que se utilizavam das relações entre saber e poder para legitimar suas práticas junto à população. Divulgando suas ideias1 através da imprensa, os letrados contribuíram com a sacralização da política na capital pernambucana. Além dos periódicos, alguns espaços de sociabilidade como o Café Lafayette, a Rua do Imperador, a Rua Nova e algumas livrarias, foram importantes para a difusão dos conceitos que permeavam a recatolização entre indivíduos que frequentavam tais espaços.por
dc.description.abstractThe years between 1930 and 1937 were marked by religious-political movements in several regions of Brazil. After the Constitution of 1891, the Catholic Church lost part of her political power, so the clergy started a movement to regain its prestige among Brazilian’s institutions. In 1916, when he assumed the archdiocese of Olinda and Recife, Dom Sebastião Leme began a religious movement that became known as the Catholic Restoration, which called on intellectuals and religious leaders to engage in a political reordering of Brazil His Pastoral letter was a platform for Church reaction, which had as its main objective to regain her political power and to form a new Christendom fortifying the objectives of ecclesiastical leaders. From analyzing the religious discourse of these intellectuals and religious leaders, we perceived that this project reflected the policies of Rome which countered the proposals that distanced the church from politics in many countries. In the beginning of the decade of 1930, the clergy put aside their defensive position and took more incisive actions. In Recife, part of the reforming and religious discourse came from conservative members of the Law Faculty which exploited the relationship between knowledge and power to legitimize their activities for public consumption. The students publicized their ideas through the press and contributed to the political sacralization in Pernambuco’s capital. Besides the journals, places like Lafayette’s coffee house, Imperador street and Nova street and some bookstores, were important to spread the ideas that permeated the movement of the Catholic Restoration among the cultured population of Recife.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2016-12-27T14:01:20Z No. of bitstreams: 1 Carlos Andre Silva de Moura.pdf: 2598123 bytes, checksum: 9e5b46968fe54c2b3abf5941bc8bffb4 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-12-27T14:01:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Carlos Andre Silva de Moura.pdf: 2598123 bytes, checksum: 9e5b46968fe54c2b3abf5941bc8bffb4 (MD5) Previous issue date: 2010-03-01eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Históriapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRestauração católicapor
dc.subjectPoder políticopor
dc.subjectIgreja Católicapor
dc.subjectRecife (PE)por
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleFé, saber e poder : os intelectuais entre a restauração católica e a política no Recife (1930 - 1937)por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Carlos Andre Silva de Moura.pdfDocumento principal2,54 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.