Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/6021
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBEZERRA, Washington Carvalho-
dc.contributor.advisor1COSTA, Ernande Barbosa da-
dc.contributor.advisor-co1B, Heloísa Flora Brasil Nóbrega-
dc.contributor.referee1MIRANDA, Antônio Carlos da Silva-
dc.contributor.referee2CARMO, Luiz Augusto de Carvalho-
dc.date.accessioned2016-11-29T12:55:35Z-
dc.date.issued2006-03-30-
dc.identifier.citationBEZERRA, Washington Carvalho. Introduzindo a dimensão histórico-cultural da física na construção do conceito de movimento de um corpo através de um livro paradidático. 2006. 125 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/6021-
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo analisar a contribuição dada por um livro paradidático para a contextualização histórico-cultural do conceito de movimento dos corpos. A justificativa para este estudo deve-se ao enfoque adotado pelos livros didáticos para esse assunto, que privilegia os aspectos ligados à representação e comunicação, assim como à investigação e compreensão, tratando de forma superficial os aspectos ligados à referida contextualização. A metodologia empregada consistiu em acompanhar a intervenção didática de um professor de Física, auxiliado por uma professora de Artes, junto a uma turma de 8ª série com 33 alunos. Foram realizadas dez aulas, sendo que, na primeira foi aplicado um questionário para levantar o potencial de inteligências múltiplas dos alunos e, na segunda, um pré-teste para descobrir as suas concepções prévias sobre o conceito de movimento. Nas aulas seguintes, foram desenvolvidas diversas atividades utilizando o livro paradidático, além do livro didático, levando em consideração a potencialização da inteligência verbal-lingüística. Nas sétima e oitava aulas os alunos encenaram textos escritos com base no conteúdo do paradidático, na nona foi aplicado um pós-teste e na décima o professor fez uma entrevista com dez alunos. A análise do pré-teste e pósteste constatou que houve mudança conceitual da visão aristotélica de movimento para a galileana com respostas satisfatórias acima dos 79% dos itens propostos. Dessa forma, concluímos que esse livro paradidático complementou o didático com relação à contextualização histórico-cultural do conceito de movimento dos corpos.por
dc.description.abstractThis research has the objective of analysing the contribution of a paradidatical book for the historical-cultural contextualization of the bodies movement concept. The reason for this review owes to the focus adopted by didatical book for this subject, which privileges the representation and comunication just as investigation and comprehension related aspects, treating superficially the aspects related to the historical-cultural contextualization. The nominated methodology was condensed into following the didatical intervention of a physics teatcher, helped by an Arts teatcher, on an 8th grade High School class with 33 students. Ten classes were realized, in which, in the first one a quiz was applied for setting up the multiple inteligences potential of the students and, in the second one, a pre-test was applied for gathering their main conceptions of the movement concept. In the next classes, there were many activities developed using didatical books and also paradidatical books, reflecting the verbal-linguistical inteligence potentialization. In the seventh and eighth classes the students mounted texts written based on the paradidatical book content; in the ninth it was applied a pos-test and in the tenth the teatcher made an interview with ten students. The analysis of the pre-test and pos-test found that there was a concept changing from Aristotle's to Galileo's vision of movement, having 79% of satisfying answers on the proposed itens. This way, we concluded that this paradidatical book has complemented the didatical one regarding to historical-cultural contextualization of the bodies movement concept.eng
dc.description.provenanceSubmitted by (lucia.rodrigues@ufrpe.br) on 2016-11-29T12:55:35Z No. of bitstreams: 1 Washington Carvalho Bezerra.pdf: 810507 bytes, checksum: 4864d5ee97fe503d4e0c4f80091ebcc6 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-11-29T12:55:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Washington Carvalho Bezerra.pdf: 810507 bytes, checksum: 4864d5ee97fe503d4e0c4f80091ebcc6 (MD5) Previous issue date: 2006-03-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectParadidatical bookeng
dc.subjectDidatical bookeng
dc.subjectEnsino de físicapor
dc.subjectInteligências múltiplaspor
dc.subjectVerbal-lingüísticapor
dc.subjectLivro paradidáticopor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectVerbal-linguistical Inteligencepor
dc.subjectMultiple inteligencespor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleIntroduzindo a dimensão histórico-cultural da física na construção do conceito de movimento de um corpo através de um livro paradidáticopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Washington Carvalho Bezerra.pdfDocumento principal791,51 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.