Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/6015
Tipo do documento: Dissertação
Título: Uma etapa da Transposição Didática Interna: análise das escolhas do saber ensinado feitas por professores de Matemática da GERE Recife Sul
Autor: BARBOSA, Vânia de Moura 
Primeiro orientador: SANTOS, Marcelo Câmara dos
Primeiro membro da banca: LIMA, Paulo Figueiredo
Segundo membro da banca: MENEZES, Anna Paula de Avelar Brito
Terceiro membro da banca: MENEZES, Josinalva Estácio
Resumo: No presente trabalho, buscamos investigar uma das etapas apresentadas na Teoria da Transposição Didática de Chevallard, a etapa das escolhas dos saberes ensinados. Para isso, partimos do levantamento dos registros dos saberes ensinados por professores de matemática de escolas da Gerência Regional de Ensino (GERE) Recife Sul, com o intuito de analisarmos de que maneira os saberes propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática, na Matriz de Avaliação (SAEPE) e na Base Curricular Comum do Estado de Pernambuco (BCC-PE) estavam contemplados nas escolhas feitas pelos professores. Nessa análise, optamos por introduzir questões sobre a quantidade de aulas dadas e o percentual de sucesso dos alunos explicitados no Relatório Estadual dos Resultados da Avaliação - SAEPE-2002. Realizamos, também, uma breve análise do livro didático adotado pelos professores, com relação a aspectos referentes à seleção de conteúdos, com o intuito de fazermos a comparação entre a seleção e a seqüenciação dos saberes ensinados por eles com os que são explicitados nos livros didáticos adotados pelos professores, observando, assim, a questão referente à relação entre o tempo proposto nos livros didáticos, e o tempo trabalhado pelos professores para cada um dos saberes elencados (escolhidos), o que poderia ser um direcionador das escolhas e das seqüências dos saberes ensinados. Para tanto tivemos 43 turmas, sendo 22 de 5ª série e 21 de 6ª série, com 35 professores distribuídos nas respectivas séries. Nas análises pudemos identificar uma maior ênfase com relação às escolhas dos saberes referentes ao bloco Números e Operações, apesar dos blocos de Geometria, Grandezas e medidas, Álgebra e Funções e Tratamento da informação serem explicitados nas propostas curriculares como temas importantes de serem incorporados às práticas de ensino. Identificamos, com relação ao livro didático, que as escolhas dos saberes ensinados estão atreladas aos conteúdos explícitos nos capítulos do livro didático. Verificamos,também, indícios de que essa etapa, apresentada na transposição didática de Chevallard, a escolha dos saberes ensinados, parece ser orientada pela proximidade que o professor tem com o saber a ensinar.
Abstract: In the present work we aimed at investigating one of the stages presented on Chevallard’s Theory of Transposition – the stage of the knowledges taught . We started from the study of the knowledge taught by Math teachers from the State Board of Education – Teaching Managing Department (GERE, Recife-Sul), with the objective of analysing how the curriculum proposed on the Mathematics National Curricular Guidelines (PCN) , Evaluation Matrix (SAEPE) and Pernambuco Curricular Basis (BCC-PE) which takes into account the choices made by teachers. In this analysis, we chose to include questions on the number of classes given and students’ success percentage shown on the State Evaluation Results Report – SAEPE/2002. We also did a short analysis of the textbooks chosen by teachers, more especifically the selection of the contents, so to compare the selection and the sequencing of the knowledges taught by teachers with those shown on the textbooks. In this way, we studied the relation between the time suggested by textbooks and time teachers dedicated to each of the syllabus chosen – which could be leading to the choices of the knowledges taught sequencing. For this, we worked with 43 groups, 22 of 5th graders and 21 of 6th graders and 35 teachers distributed among these groups. In the analysis we could identify a greater emphasis on the relation to the knowledges choices refering to the topics Geometry, Variants and Measures, Algebra and Functions and Information Usage which are explicit on the National Curricular Guidelines as important themes to Mathematics teaching . As for the textbooks, we identified that the choice of knowledges taught are linked to the contents on the textbooks chapters. We also verified that a proof of this stage presented on Chevallard’s Didatical Transposition, the knowledges taught choice, seem to be guided by the relationship the teacher has with the teaching ability.
Palavras-chave: Formação de professores
Transposição didática
Ensino de matemática
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: BARBOSA, Vânia de Moura. Uma etapa da Transposição Didática Interna: análise das escolhas do saber ensinado feitas por professores de Matemática da GERE Recife Sul. 2006. 143 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/6015
Data de defesa: 27-Out-2006
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vania de Moura Barbosa.pdfDocumento principal1,29 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.