Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/6008
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVERAS, Ursula Moema Chaves Melo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2775837159542232por
dc.contributor.advisor1LEÃO, Marcelo Brito Carneiro-
dc.contributor.referee1CAVALCANTE, Patrícia Smith-
dc.contributor.referee2AMARAL, Edênia Maria Ribeiro do-
dc.contributor.referee3BARBOSA, Rejane Martins Novais-
dc.date.accessioned2016-11-28T15:07:15Z-
dc.date.issued2006-11-27-
dc.identifier.citationVERAS, Ursula Moema Chaves Melo. O Modelo Webquest modificado. 2006. 157 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/6008-
dc.description.resumoO presente trabalho pretende apresentar a pesquisa realizada numa escola particular da cidade do Recife, com alunos da 7ª Série do Ensino Fundamental. O foco da pesquisa é o Modelo WebQuest (MWQ), criado por Bernie Dodge e Tom March em 1995, na Universidade Estadual de San Diego – EUA. Associada ao Modelo WebQuest, teremos a teoria de ensino, aprendizagem e representação do conhecimento criada por Rand Spiro e Colaboradores: A Teoria da Flexibilidade Cognitiva (TFC). Faremos um relato da intervenção pedagógica realizada nas aulas de Ciências, trabalhando o conteúdo “Sistema Urinário” e aplicando a WebQuest(WQ) “Lixo: Para Fora!”. A investigação ocorreu a partir de aplicação de duas WebQuests: A primeira WQ (convencional) foi construída com os atributos críticos e não-críticos definidos por Dodge; a segunda WQ (modificada) foi acrescida dos fundamentos da TFC e uma hipermídia educacional.por
dc.description.abstractIn this paper we intend to present the research applied in a particular school of the city of Recife, with pupils of 7th grade. The focus is the WebQuest Model (WQM), created by Bernie Dodge and Tom March in 1995 at San Diego State University – EUA. Associated to the WebQuest Model we have the theory of teaching, learning and representation of knowledge created by Rand Spiro et al: The Cognitive Flexibility Theory (CFT). We will show a pedagogical intervention carried through the lessons of Sciences, working the content "Urinary System" and applying the WebQuest(WQ) "Lixo: Para fora!". The inquiry occurred from application of two WebQuests: The first WQ (conventional) was constructed with the critical and notcritical attributes defined by Dodge; the second WQ (modified) was increased of the beddings of the TFC and with an educational hypermediaeng
dc.description.provenanceSubmitted by (lucia.rodrigues@ufrpe.br) on 2016-11-28T15:07:15Z No. of bitstreams: 1 Ursula Moema Chaves Melo Veras.pdf: 2093476 bytes, checksum: a4198fc75ad17f01a094accda72ab3b2 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-11-28T15:07:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ursula Moema Chaves Melo Veras.pdf: 2093476 bytes, checksum: a4198fc75ad17f01a094accda72ab3b2 (MD5) Previous issue date: 2006-11-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectModelo WebQuestpor
dc.subjectTeoria da flexibilidade cognitivapor
dc.subjectInternetpor
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectWebQuest Modelpor
dc.subjectCognitive flexibility theorypor
dc.subjectScience educationpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO Modelo Webquest modificadopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ursula Moema Chaves Melo Veras.pdfDocumento principal2,04 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.