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Tipo do documento: Dissertação
Título: O Modelo Webquest modificado
Autor: VERAS, Ursula Moema Chaves Melo 
Primeiro orientador: LEÃO, Marcelo Brito Carneiro
Primeiro membro da banca: CAVALCANTE, Patrícia Smith
Segundo membro da banca: AMARAL, Edênia Maria Ribeiro do
Terceiro membro da banca: BARBOSA, Rejane Martins Novais
Resumo: O presente trabalho pretende apresentar a pesquisa realizada numa escola particular da cidade do Recife, com alunos da 7ª Série do Ensino Fundamental. O foco da pesquisa é o Modelo WebQuest (MWQ), criado por Bernie Dodge e Tom March em 1995, na Universidade Estadual de San Diego – EUA. Associada ao Modelo WebQuest, teremos a teoria de ensino, aprendizagem e representação do conhecimento criada por Rand Spiro e Colaboradores: A Teoria da Flexibilidade Cognitiva (TFC). Faremos um relato da intervenção pedagógica realizada nas aulas de Ciências, trabalhando o conteúdo “Sistema Urinário” e aplicando a WebQuest(WQ) “Lixo: Para Fora!”. A investigação ocorreu a partir de aplicação de duas WebQuests: A primeira WQ (convencional) foi construída com os atributos críticos e não-críticos definidos por Dodge; a segunda WQ (modificada) foi acrescida dos fundamentos da TFC e uma hipermídia educacional.
Abstract: In this paper we intend to present the research applied in a particular school of the city of Recife, with pupils of 7th grade. The focus is the WebQuest Model (WQM), created by Bernie Dodge and Tom March in 1995 at San Diego State University – EUA. Associated to the WebQuest Model we have the theory of teaching, learning and representation of knowledge created by Rand Spiro et al: The Cognitive Flexibility Theory (CFT). We will show a pedagogical intervention carried through the lessons of Sciences, working the content "Urinary System" and applying the WebQuest(WQ) "Lixo: Para fora!". The inquiry occurred from application of two WebQuests: The first WQ (conventional) was constructed with the critical and notcritical attributes defined by Dodge; the second WQ (modified) was increased of the beddings of the TFC and with an educational hypermedia
Palavras-chave: Modelo WebQuest
Teoria da flexibilidade cognitiva
Internet
Ensino de ciências
WebQuest Model
Cognitive flexibility theory
Science education
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: VERAS, Ursula Moema Chaves Melo. O Modelo Webquest modificado. 2006. 157 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/6008
Data de defesa: 27-Nov-2006
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

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