Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/6001
Tipo do documento: Dissertação
Título: Investigando o desenvolvimento da concepção de nanomundo no ensino fundamental
Autor: FRANÇA, Suzane Bezerra de 
Primeiro orientador: FERREIRA, Helaine Sivini
Primeiro coorientador: AMARAL, Edenia Maria Ribeiro do
Primeiro membro da banca: NASCIMENTO, Aline Elesbão do
Segundo membro da banca: BASTOS, Heloisa Flora Brasil Nóbrega
Resumo: Neste trabalho estudou-se o desenvolvimento da concepção de nanomundo junto a alunos da 8º série do Ensino Fundamental. Como esse tema ainda não faz parte dos currículos escolares, e devido ao seu caráter bastante abstrato, estruturou-se um conjunto de atividades diversas para serem desenvolvidas com os alunos em quatro encontros com o intuito de fornecer informações sobre a temática, e permitir que os alunos chegassem às suas próprias conclusões sobre o nanomundo, ao invés de se limitarem a respostas prontas. Durante a realização desses encontros, foram aplicados alguns instrumentos pedagógicos, como os mapas conceituais, por exemplo, que tiveram como objetivo coletar dados sobre o processo de construção dos alunos, mas que também auxiliaram os mesmos a organizar suas idéias. Estes instrumentos, bem como, uma lista com os pontos que seriam relevantes para discussão, foram utilizados na formalização de um protocolo, a partir do qual foram realizadas as análises dos processos de construção de cada um desses alunos em cada etapa. Após a aplicação do protocolo de análise observou-se que, as concepções prévias dos alunos sobre o tema eram bastante limitadas, mas que a intervenção foi significativa visto que, no final, a maioria dos alunos não apenas tinha uma idéia do que seria o nanomundo, mas relacionavam a esta concepção inúmeros outros conceitos pertinentes como os de microscopia eletrônica, escala, ampliação, aplicações e benefícios da nanotecnologia na cura de doenças.
Abstract: In this work, the development of the nanoworld’s conception was studied among pupils primary school. Considering that this issue is not included in the scholar resumes, and also that it has a very abstract character, a set of distinct activities was structured and applied to the pupils in four meetings. The purpose of these activities was to provide information about the subject, allowing the pupils to reach their own conclusions about the nanoworld instead of limiting themselves to ready answers. During the accomplishment of these meetings, some pedagogical instruments, such as conceptual maps, for example, were applied with the purpose to collect data about the construction process of the pupils and to assist them to organize their own ideas. These instruments, as well as a list with the relevant topics to be discussed, were used to formalize a protocol, which was useful to the analyses of the construction process of each pupil in each stage. After the application of the analyses` protocol, it was observed that the previous conceptions of the pupils about the subject were very limited. However, the intervention was significant because, in the end of the activities, the majority of the pupils hod only not ha a clear idea about the nanoworld’s conception, but also they could related to it many other pertinent concepts as electronic microscopy, scales, magnification, applications and benefits of the nanotechnology in the cure of illnesses.
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem
Nanociência
Ensino fundamental
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: FRANÇA, Suzane Bezerra de. Investigando o desenvolvimento da concepção de nanomundo no ensino fundamental. 2005. 108 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/6001
Data de defesa: 25-Fev-2005
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Suzane Bezerra de Franca.pdfDocumento principal989,55 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.