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Tipo do documento: Dissertação
Título: Análise de resolução de problemas numa abordagem contextualizada e não-contextualizada para alunos do nono ano do ensino fundamental da EJA
Autor: RODRIGUES, Rochelande Felipe 
Primeiro orientador: MENEZES, Josinalva Estácio
Primeiro membro da banca: RÊGO, Rogéria Gaudêncio do
Segundo membro da banca: SANTOS, Marcelo Câmara dos
Terceiro membro da banca: SILVA, Suely Aves da
Resumo: A Educação de Jovens e Adultos vem ganhando espaço no sistema educacional brasileiro, apresentando como uma opção para muitas pessoas que pararam de estudar há muito tempo. Um sistema educacional diferenciado do adotado na maioria das escolas brasileiras, a EJA tem características próprias referentes ao tempo de cada série ou módulo, tendo um tempo menor no seu período letivo, e na abordagem metodológica, direcionada para jovens e adultos. Porém, uma das dificuldades no processo de ensino e aprendizagem da matemática na EJA, está na compreensão de problemas propostos pelo professor, por fatores como linguagem e relação com a sua realidade, causando entraves no processo de ensino da matemática. Este trabalho científico trata da utilização de uma abordagem contextualizada, tomando como base o cotidiano do aluno. No desenvolvimento da pesquisa, aplicamos duas atividades: contextualizada e não-contextualizada, podendo ambas ser resolvidas utilizando o mesmo procedimento de resolução ou algoritmo. Abordamos três conteúdos diferentes: as Quatro Operações Fundamentais (adição, subtração, multiplicação e divisão), Noção de Função e o Teorema de Pitágoras. A finalidade das aplicações das atividades é buscar nas falas dos alunos, as concepções de que atividades são mais relevantes para os alunos da EJA, no que se refere ao seu processo de ensino e aprendizagem da matemática. Os resultados encontrados nos mostram uma tendência para a questão contextualizada em certos momentos, e em outros momentos para a questão não-contextualizada, porém nas falas dos alunos ficou claro o aceite da utilização das duas abordagens, assim como, a aplicação de ambas as questões.
Abstract: The Education of Young and Adults has been growing in the Brazilian educational system, giving as an option for many people stopped studying for a long time. Been an assessment of the educational system adopted in most Brazilian schools, the EJA has its own characteristics concerning the length of each series or module, taking a break lower in their academic period, and the methodological approach, targeted to young and adults. However, one of the difficulties in the process of teaching and learning of mathematics in the EJA, is the understanding of issues proposed by the teacher, by factors such as language and its relation to reality, causing obstacles in the teaching of mathematics. This scientific work deals with the use of a contextual approach, building upon the daily life of the student. In the development of research, we applied two activities: contextualized and non-contextualized, can both be resolved using the same procedure for resolution or algorithm. Address three different contents: the Four Fundamental Operations (addition, subtraction, multiplication and division), Concept of Function and theorem of Pythagoras. The purpose of the applications of the activities is to seek the speech of students, the concepts of activities that are more relevant for students of EJA, as regards the process of teaching and learning of mathematics. The results show us a tendency to contextualized questions in certain moments, and at other times to non-contextualized ones, but according the words of the students, was clear the preference of using the two approaches, as well as the application of both kinds of questions.
Palavras-chave: Ensino de matemática
Ensino fundamental
Educação de jovens e adultos
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: RODRIGUES, Rochelande Felipe. Análise de resolução de problemas numa abordagem contextualizada e não-contextualizada para alunos do nono ano do ensino fundamental da EJA. 2008. 143 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5961
Data de defesa: 19-Dez-2008
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

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