Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5952
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBRAZ, Ricardo Antônio Faustino da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1251979725442770por
dc.contributor.advisor1MENEZES, Josinalva Estácio-
dc.contributor.referee1FOSSA, John Andrew-
dc.contributor.referee2SANTOS, Marcelo Câmara dos-
dc.contributor.referee3Mendes, Anna Paula de Avelar Brito-
dc.date.accessioned2016-11-23T13:38:39Z-
dc.date.issued2007-11-22-
dc.identifier.citationBRAZ, Ricardo Antônio Faustino da Silva. Uma proposta de utilização de material manipulativo no aprendizado da função exponencial. 2007. 125 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5952-
dc.description.resumoNeste trabalho temos como objetivo geral investigar o uso de material manipulativo no aprendizado da função exponencial, como proposta. Como orientação teórica, temos as pesquisas da professora Josinalva Estacio Menezes, os trabalhos do professor John Andrew Fossa e ainda as contribuições dos trabalhos de Brousseau e Lima, que serviram como apoio ao indicarem suas propostas metodológicas para possíveis superações de uso do referido recurso na sala de aula, como também apontaram literaturas que poderão propiciar novas investigações para inserção desses recursos, em particular do material emborrachado, o EVA, e da torre de Hanói, como ferramenta de ensino na sala de aula no Ensino da Matemática. Como metodologia, adotamos uma abordagem qualitativa contendo análise de dados quanrqui vos de programas Mi cros po de pesquisa o Colégio Liceu de Artes e Ofícios e como sujeitos 36 alunos da primeira série do ensino médio. Observamos que os alunos reagiram positivamente diante de novos recursos didáticos como, o jogo Torre de Hanói, utilizado na pesquisa. Verificamos umr q u i vos de programas Mi cr alunos no desempenho do pós-teste, após as atividades. Concluímos, através das intervenções, que o trabalho com uma seqüência de atividades articuladas com material manipulativo favorece a aprendizagem de conceitos matemáticos.por
dc.description.abstractIn this work we have as general objective to investigate the use of manipulative material in the learning of the exponential function. As theoretical orientation we have the Professor Josinalva Estacio Menezes’ researches, The Professor John Andrew Fossa’s works and still of the theoretic contributions of Brousseau and Lima, that had served as support for taste methodological proposals for possible over comings about related resource in the classroom, as well as had pointed literatures that they will be able to propitiate new inquiries for insertion of these resources, in particular a type of rubberized material denominated EVA and the tower of Hanói, as tool in the classroom in Mathematics Teaching. As methodology, we adopt a qualitative boarding, contending analysis of quantitative data, For the research, we took as universe the Colégio Liceu de Artes e Ofícios and as citizens rqui vosde progr amas Mi c class at high school. Awe observed that the pupils reacted positively to new didactic resources, as the game Tower of Hanoi, that we utilized in this research. We verify an improvement at the pupils in the performance, after to the activities. We conclude through the interventions that the work with a sequence of activities articulated with manipulative material favors the learning of mathematical concepts.eng
dc.description.provenanceSubmitted by (lucia.rodrigues@ufrpe.br) on 2016-11-23T13:38:39Z No. of bitstreams: 1 Ricardo Antonio Faustino da Silva.pdf: 772829 bytes, checksum: 05ff0acead2a9257b54bd233e5697e31 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-11-23T13:38:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ricardo Antonio Faustino da Silva.pdf: 772829 bytes, checksum: 05ff0acead2a9257b54bd233e5697e31 (MD5) Previous issue date: 2007-11-22eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMaterial manipulativopor
dc.subjectEnsino-aprendizagempor
dc.subjectFunção exponencialpor
dc.subjectEnsino de matemáticapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleUma proposta de utilização de material manipulativo no aprendizado da função exponencialpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ricardo Antonio Faustino da Silva.pdfDocumento principal754,72 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.